Estados Unidos confirmam registro de 1º caso de coronavírus

mundo
21.01.2020, 21:07:19
Amostra laboratorial do coronavírus, que pode causar desde resfriados comuns até SARS e MERS (Center for Desease Control and Prevention)

Estados Unidos confirmam registro de 1º caso de coronavírus

O surto se espalhou da cidade chinesa de Wuhan para outros locais

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

As autoridades de saúde americanas confirmaram nesta terça-feira, 21, o primeiro caso de coronavírus nos Estados Unidos. Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), do governo dos Estados Unidos, o paciente, cujo nome não foi revelado, é um viajante vindo da China, que foi diagnosticado em Seattle. Nesta sexta, o governo chinês confirmou a 6ª morte pela doença, que também teve casos registrados no Japão, na Tailândia. e na Coreia do Sul.

O surto se espalhou da cidade chinesa de Wuhan para outros locais, como Beijing e Xangai. Pouco se sabe sobre o novo vírus e também sobre sua origem. As autoridades de saúde chinesas, porém, já constataram que a doença se transmite entre humanos, o que aumenta a preocupação de uma epidemia mundial.

O agravamento da epidemia fez a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciar nesta segunda-feira, 20, a criação de um comitê de emergência para tratar do vírus. O grupo vai se reunir nesta quarta, 22, em Genebra, para decidir se classifica o surto como "uma emergência de saúde pública de alcance internacional" e quais recomendações devem ser feitas a nível global.

Desde a semana passada, três aeroportos americanos haviam passado a monitorar viajantes vindos da China. Neste mês, o Ministério da Saúde também publicou um comunicado este mês às vigilâncias sanitárias de portos e aeroportos brasileiros para que reforcem os cuidados e orientações aos viajantes.
 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas