Estatuto da Igualdade Racial será votado em Salvador nesta quarta-feira (29)

Movimento social negro constituiu a Frente em Defesa do estatuto

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de maio de 2019 às 11:10

- Atualizado há um ano

Será votado na próxima quarta-feira (29), às 14h, o Estatuto da Igualdade Racial do Município de Salvador. O projeto foi protocolado há dez anos pela então vereadora Olívia Santana e, somente agora, volta à ordem do dia das votações desta casa legislativa. O debate em torno do novo texto foi feito em oito audiências públicas puxadas pelo vereador e relator do projeto, Silvio Humberto (PSB).

Para pressionar a aprovação do projeto, o movimento social negro constituiu a Frente em Defesa do Estatuto da Igualdade Racial do Município de Salvador. Esta conta com a assinatura de mais de 80 entidades, movimentos sociais de diversas pautas onde o racismo se faz presente como política de drogas, moradia, acesso à justiça, racismo ambiental, juventude, além de diversos parlamentares das duas casas legislativas. 

“Reparação, retratação, igualdade racial e equidade precisam ser premissas de um Estado comprometido com seu povo. Para assegurar o combate as iniquidades, sobretudo as que interseccionam raça, gênero e classe, e que constroem distância social no Brasil entre negros, indígenas e brancos é necessário vontade política, compromisso com a história e com a justiça devida à população negra deste país”, afirma Naira Gomes integrante da frente e da Marcha do Empoderamento Crespo.