Estilista baiano usa E.V.A como base para look vestido por Camilla de Lucas no Baile da Vogue

Filipe Dias se inspirou no tema Brasilidade Fantástica para criar o vestido-flor

  • Foto do(a) author(a) Gabriela Cruz
  • Gabriela Cruz

Publicado em 30 de abril de 2022 às 02:06

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: reprodução e divulgação

Camilla de Lucas surgiu deslumbrante no Baile da Vogue, realizado na noite desta sexta-feira (29), no Copacabana Palace, Rio de Janeiro. O vestido, de comprimento mini, trazia uma flor gigantesca, dando a impressão de que a influenciadora havia saído de uma das telas do movimento Modernista no Brasil, que completou 100 anos em 2022 e foi celebrado pelo evento.

A criação, inspirada no tema da festa, Brasilidade Fantástica, leva a assinatura do estilista baiano Filipe Dias. O design serviu de tela para outro criador expressar sua arte. Foi o artista plástico André Luiz quem deu o toque final ao look com suas pinceladas e técnicas de aquarela. Ideia do stylist Erick Maia, que uniu o trabalho dos dois criativos.

Para chegar ao resultado impressionante do vestido-flor, o estilista usou um material comum para quem trabalha com artesanato, mas que passa longe dos ateliês de costura: E.V.A (aquele material emborrachado).  “Relaciono meu design ao movimento Modernista, que rompeu com o tradicionalismo ao experimentar novas técnicas e criações artísticas. Fiz isso ao trazer um material não convencional na produção do vestuário”, explicou o estilista.

A ideia do vestido veio há seis meses. O look seria um dos que Filipe desfilaria no Afro Fashion Day, evento de moda realizado pelo Jornal Correio em novembro para celebrar o Mês da Consciência Negra. “Procrastinei por dois meses, daí as coisas começaram a fluir para uma outra ideia, só que sem briefing. Assim pude experimentar da liberdade que um estilista tem de criar sem croqui”, disse.

Natural de Salvador, Filipe Dias é formado em Design de moda, hoje atua como estilista, stylist e produtor de moda. Sua carreira começou em 2017 e seu primeiro desfile foi na edição de 2019 do Afro Fashion Day.