Estudo revela qual é a operadora que tem a melhor internet do Brasil

Líder oferece maior velocidade média de download e maior velocidade média de upload

Publicado em 20 de junho de 2018 às 18:38

- Atualizado há um ano

. Crédito: Shutterstock/Reprodução

A imagem não baixa, o vídeo não carrega, a mensagem do WhatsApp não chega. Essas são apenas algumas consequências da internet lenta no celular, que, na ausência do Wi-Fi, fica por conta das operadoras. A velocidade da internet 4G no Brasil oferecida pela Claro, Oi, TIM e Vivo se tornou mais lenta, segundo mostrou levantamento com quase 6,5 bilhões de testes feitos por usuários entre março e maio deste ano.

Porém, dentre todas, uma se destaca com o melhor desempenho: a Claro. O levantamento realizado pela OpenSignal, divulgado na última terça-feira (19), revelou que a Claro é a operadora com o melhor conexão 4G do Brasil. Ou seja, entre as opções disponíveis no país, a empresa é a que oferece a conexão maior velocidade média de download (28,18 Mbps) e a maior velocidade média de upload (9,8 Mbps).

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, tecnologia, bem-estar, pets, decoração e as melhores coisas de Salvador e da Bahia:

A Claro tem velocidade 27% maior do que a da sua concorrente mais próxima, a Vivo, que marcou uma média de 20 Mbps.

Apesar disso, a Claro não vence em todos os quesitos. A Nextel é campeã de latência no 3G e a TIM ganha na disponibilidade de rede 4G. A companhia de origem italiana sai na frente com cobertura 4G em 74,4% dos testes contra 67,3% da Vivo, a segunda colocada. 

O estudo foi realizado entre 1º de março e 29 de maio de 2018, por meio do aplicativo Open Signal, que foi instalado em 372.841 smartphones em todo o Brasil e mediu mais de 6 bilhões de velocidades de internet. Comparativo entre operadoras em relatório avaliou velocidade de download, upload, tempo de envio de dados    Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração e pets: