EUA tentam aprovar remédio que pode tratar o coronavírus

Hidroxicloroquina, usada para tratar malária, teria bons resultados contra Covid19

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de março de 2020 às 15:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Josué Damascena/Fiocruz

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou em pronunciamento nesta quinta-feira (19) que a droga hidroxicloroquina pode ter bons resultados contra o coronavírus, com base em um estudo feito na China, e pediu velocidade de testes e possível aproção pela Food and Drugs Administration (FDA), espécie de Anvisa norte-americana. As informações são da revista Exame.

Na ocasião, um dos membros da FDA, Stephen Hahn, disse que o uso da droga ainda está em testes para avaliar como ela funciona e em que dose deve ser utilizada contra o coronavírus. A hidroxicloroquina já é usada no tratamento de malária e também vem sendo experimentada contra o novo coronavírus na França.

Na coletiva, Trump anunciou que qualquer cidadão poderá comprar o medicamento, desde que tenham prescrição médica. A droga também poderá ser distribuída em consultas e hospitais.

Para o presidente dos EUA, a vantagem de usar um medicamento já existente é ter a certeza de que ele já foi testado e aprovado.“Se você começa a desenvolver uma droga do zero, não sabe o que vai acontecer. (...) Os médicos vão distribuir o medicamento, os Estados também, vai ser excelente. Esse pode ser ou não o momento de virada”, afirmou Trump.Ele reforçou que os efeitos da droga no coronavírus ainda estão sendo estudados: “Poderia ser um divisor de águas, e talvez não.”

A utilização dessa droga já havia sido sugerida por figuras importantes com Elon Musk, presidente da Tesla, e pelo fundador da Microsoft, Bill Gates.

Leia também: Existe a pandemia, e também boas razões para não se desesperar

Quarentena Sobre o crescimento de casos nos Estados Unidos, Trump disse que saberá somente se o distanciamento social de 15 dias precisa ser estendido “no décimo quarto dia”.

O presidente também afirmou que os locais mais afetados pelo vírus estão “trabalhando duro para fazer a quarentena” e que o “governo está se movimentando rapidamente para oferecer mais trabalho remoto”.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.