Evento apresenta o ‘mindset’ do Vale do Silício em Salvador

Palestra Papo de Startup acontece hoje com Robert Janssen

Publicado em 12 de julho de 2018 às 13:09

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

A origem do mindset do Vale do Silício e o que faz dessa região na Baía de São Francisco (EUA), a capital mundial da inovação e empreendedorismo, é o tema da palestra do CEO da Outsource Brazil, Robert Janssen, durante o Papo de Startup, que acontece nesta quinta-feira, dia 12, às 18h, no Centro de Eventos do Senai Cimatec, em Piatã. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas aqui.

O objetivo do evento é mostrar ao público como o Vale do Silício foi criado, quais os valores que fazem a região a capital mundial do empreendedorismo e como é possível aproveitar este mindset vencedor para uma jornada de internacionalização. 

Mindset é o conjunto de atitudes mentais que influencia diretamente nos nossos comportamentos e pensamentos e que acabou incorporado ao universo da inovação e da criação das startups (empresas que estão no início e buscam explorar atividades inovadoras).

O conceito de mindset se popularizou a partir das pesquisas da psicóloga e professora de Stanford, Carol Dweck, que descreve dois tipos de atitudes mentais: a fixa e a de crescimento. Quem tem mentalidade fixa prefere navegar em uma zona de conforto, onde já sabe que terá resultado positivo. Já quem tem mentalidade de crescimento aceita os desafios mais complexos, justamente o perfil de quem empreende.

Agenda da inovação

Ainda agora em julho, no dia 26, acontecerá em Salvador o 2º seminário Cidade Inovadora, realizado pela Prefeitura e pelo Sebrae-BA, com apoio institucional do CORREIO, que este ano irá discutir o tema Empreendedorismo de Impacto Social, sobre como as empresas podem gerar valor para si e para os ambientes onde estiverem inseridas.

Em agosto, no dia 8, acontece o seminário Sustentabilidade do Agora, dentro da Programação do Fórum Agenda Bahia 2018, realização do CORREIO, com patrocínio da Revita, e apoio institucional da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), Fundação Rockefeller e Rede Bahia.

O tema desta nona edição do Fórum Agenda Bahia é ‘Para o Futuro, Humanize-se’, que vai debater a interação entre a criatividade humana e a linguagem das máquinas na criação de soluções inovadoras para a sociedade.

No seminário Sustentabilidade do Agora, além da cultura empreendedora, serão debatidos assuntos como energias limpas, uso racional de recursos hídricos, dados abertos e a inovação na era cognitiva (tecnológica).