Evento premia os melhores lugares para se trabalhar na Bahia

Em sua quinta edição, Prêmio GPTW valoriza as empresas que investem em desenvolvimento humano e profissional

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 29 de maio de 2018 às 22:38

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Betto Jr.

Em tempos onde o clima, a cultura e o ambiente organizacional se tornaram cada vez mais um diferencial competitivo para as empresas, a quinta edição do Prêmio Great Place to Work (GPTW) homenageou, na noite de ontem, os melhores lugares para se trabalhar na Bahia. A cerimônia reuniu, no Instituto Feminino, as 15 empresas mais bem posicionadas no ranking, reconhecidas nas categorias pequeno ou médio porte (com 30 a 999 funcionários) e grande porte (mais de mil funcionários). “O ambiente positivo é estimulante e faz com que as pessoas cresçam. É um ambiente sadio onde todos ganham”, afirmou o presidente da Associação de Recursos Humanos na Bahia (ABRH-BA), Cézar Almeida.

Entre as grandes empresas a Atento Bahia saiu vencedora, seguida da Dínamo Engenharia.Com aproximadamente 5 mil funcionários em Salvador, a gerente de Operações da Atento, Carla Moura Costa, comemorou o resultado. "A gente desencolve na Atento o orgulho de pertencimento. Entre as ações, temos por exemplo, a Academia Atento, que desenvolve o profissional tanto internamente como o prepara para o mercado".

Pelo segundo ano consecutivo, o Laboratório Leme levou o título pela pequenas e médias. O segundo lugar ficou com Laboratório Sabin. A gerente de Atendimento do Laboratório Leme, Fernanda Eloy ressaltou o trabalho que a empresa faz no desenvolvimento de lideranças. "Trabalhamos muito essa questão para levar boas práticas aos colaboradores. O título é a confirmação de que estamos no caminho certo".   

Ao todo, 22.074 trabalhadores das 31 empresas que concorreram ao prêmio participaram da pesquisa feita pelo Instituto GPTW. Ela mostra que o índice de confiança dos funcionários fechou 2017 em 56%, 3% a mais que o ano passado. De acordo com a consultora de Pesquisa do GPTW, Skarlett Oliveira, são avaliados, principalmente, dois requisitos: o estudo de clima organizacional e as práticas culturais destas empresas. “É uma avaliação muito importante para a organização. Não dá para focar só nos processos e finanças quando são as pessoas que atendem os clientes e que cuidam do planejamento estratégico.”

O evento realizado em parceria com o CORREIO objetiva disseminar essas práticas. É o que destaca o gerente de Marketing, Projetos e Mídias Digitais do jornal, Fábio Gois. “Trazer estas histórias estimula que outras instituições potencializem seus resultados quando elas percebem que para isso precisam cuidar das pessoas.” 

CONFIRA A LISTA COMPLETA DOS VENCEDORES:

Grandes Empresas

1º lugar Atento Bahia

2º lugar Dínamo Engenharia

3º Lugar Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

4º lugar Instituto Nordeste Cidadania

5º lugar Supermercados GBarbosa

Médias e Pequenas Empresas

1º lugar Laboratório Leme

2º lugar Laboratório Sabin

3º lugar Distribuidora Martins

4º lugar Kordsa Global

5º lugar Juá Shopping

6º lugar Perini

7º lugar Hospital Humberto Castro Lima

8º lugar Topos Informática

9º lugar Bravo Caminhões  e Ônibus

10º lugar Icatu Bahia