Evento-teste de Salvador: prefeitura anuncia mais duas atrações e explica protocolos

Prefeito Bruno Reis deu detalhes de planejamento da festa, que ocorre na sexta (27)

  • Foto do(a) author(a) Marcela Vilar
  • Marcela Vilar

Publicado em 23 de agosto de 2021 às 18:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: Igor Santos/Secom PMS

A Prefeitura de Salvador divulgou as quatro atrações do evento-teste que será realizado na sexta-feira (27), no estacionamento do Centro de Convenções, na Orla da Boca do Rio, para um público de 500 convidados. Além dos shows dos cantores Gerônimo e Márcia Castro, como anunciado mais cedo, também terá apresentações do Afoxé Darajpu de Odé e de Telefunksoul.  A festa começará às 18h, de acordo com o prefeito, Bruno Reis (DEM).

O evento terá cerca de 3h de duração e cinco acessos diferentes, para evitar aglomeração. As 500 pessoas serão distribuídas em 125 lounges de quatro pessoas. Cada espaço será dividido por disciplinadores, para evitar que os convidados circulem.  

É a partir desse evento-teste que a prefeitura vai estabelecer os protocolos sanitários para a realização de shows e festas na cidade. Até o momento, tanto pelo governo do estado quanto pela prefeitura, só estão autorizados eventos sociais até 500 pessoas, como formaturas.  

"Estamos decidindo os protocolos para, quando for possível, a gente retornar. Protocolos que permitam as pessoas irem aos eventos com segurança, mas também do ponto de vista prático, não inviabiliza sua organização. Não adianta colocar uma série de exigências se o organizador do evento não puder realizar. Devemos fazer algo que seja factível e é isso estamos tentando com esse evento pra validação dos protocolos”, esclarece Bruno Reis, em coletiva virtual realizada nesta segunda-feira (23). 

O evento-teste estava marcado para acontecer no dia 29 julho, mas, por receio de contaminação da variante delta do novo coronavírus, foi adiado para agosto. De acordo com o prefeito, mesmo que haja um surto de contaminação na cidade com a delta até a próxima sexta-feira (27). De acordo com o último informativo do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA), a variante ainda não chegou à Bahia.

“Havia o risco de já tá tendo transmissão comunitária da variante delta de nossa cidade, que foi o que motivou que retardássemos a realização desse evento. Daqui para sexta-feira, não há mais como recuar, o evento vai ser realizado”, reforça o prefeito.  

Contudo, se houver algum tipo de aumento nos índices epidemiológicos da covid-19, a prefeitura não autorizará que shows e eventos não sociais sejam realizados. “Se daqui a uma semana ou 10 dias antes da autorização da realização de eventos em nossa cidade, tivermos um aumento do número de casos, casos ativos, do fator RT [transmissão], do número de óbitos e pressão do sistema de saúde, podemos não autorizar que eles ocorram", detalha o chefe do executivo municipal.  

Além da falta de risco da variante delta, o prefeito justificou a possibilidade de fazer o evento-teste agora por conta do avanço da vacinação entre a população acima de 18 anos. “O grande diferencial para estarmos dando esse passo hoje é o avanço da vacinação. Estamos com 92% da população com a primeira dose e 40% totalmente imunizado. Acreditamos na ciência e achamos que essas entidades, em parceria com a prefeitura, têm condições de realizar o evento com toda segurança”, declara Reis. 

Protocolos  Para que os convidados acessem o evento, eles deverão ter acima de 18 anos e ter tomado, pelo menos, a primeira dose ou dose única de alguma vacina contra a covid-19 até o dia 27 de julho, ou seja, 30 dias antes do evento. Os convidados precisarão utilizar máscara durante todo o evento, com retirada permitida somente para se alimentar. 

Todos eles, inclusive os funcionários que participarão, precisam estar testados (RT-PCR com até 72h antes do evento) e comprovar que tomou a primeira dose da vacina há pelo menos 30 dias. Eles serão submetidos a uma nova testagem, quinze dias após os shows. A medida tem como objetivo monitorar o número de contaminados, se houver.  

“Todos os profissionais estarão com máscaras, serão testados e vacinados e, após o evento, serão testados novamente. O prazo [para o teste] é até quinze dias. A gente espera o sétimo dia começar a realizar os PCRs novamente. Espero que diante de todas as medidas de segurança que estamos tomando, não haja nenhum caso, mas se houver nós vamos dar todo o suporte”, afirma Bruno Reis.  

Na entrada, haverá aferição a temperatura e a fila dos banheiros será organizada com distanciamento. Para controlar a entrada no evento, o acesso aos banheiros e a compra de alimentos e bebidas, serão utilizados aplicativos, sites, QR Codes e reconhecimento facial. No local da festa, totens de álcool gel estarão distribuídos, além de pontos de higienização. 

A festa foi uma iniciativa de entidades do setor. Segundo o prefeito, não há verba pública investida na realização do evento-teste. “Todos esses apoiadores estão, cada um em sua área, entrando com equipamentos, materiais, o centro de convenções cedendo o espaço e os patrocinadores cobrindo eventuais despesas”  

O apoio do evento será das empresas: Sympla, Zum Eventos, Amvoz, Food Team, Elite, TM-s-Testes Moleculares, Lzbel, unike Tecnologia, ITS Brasil, NS Geradores, GMF Arquitetos, TRIO RG, Uranus, Shopping da Bahia e Centro de Convenções de Salvador.  

Fazem parte dos convidados e convidadas os integrantes do setor de eventos da cidade, da Associação Brasileira dos Produtores de Eventos (Abrape), Associação dos Profissionais de Eventos (APE), Associação Baiana dos Produtores de Eventos (Abape), Associação do Coletivo de Entidades de Matriz Africana (Acema) e a Associação Brasileira de Empresas de Eventos – Estadual Bahia (Abeoc).

Leia mais: Evento-teste terá ida ao banheiro controlada por tecnologia e venda de bebidas por app

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) convocou uma reunião, na última semana, para tratar do assunto, mas decidiu que não irá se opor à realização da festa. 

*Sob orientação da subchefe de reportagem Monique Lôbo