Evo Morales viaja a Cuba e planeja se instalar na Argentina

mundo
07.12.2019, 10:00:45
Atualizado: 07.12.2019, 10:08:24

Evo Morales viaja a Cuba e planeja se instalar na Argentina

Asilado no México, ex-presidente da Bolívia pretende se transferir para país após posse de Fernández

O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, estuda sua saída definitiva do México, onde vive como exilado há quase um mês, depois de renunciar à Presidência da Bolívia por pressões populares, da polícia e dos militares. As informações são do El País.

De acordo com o veículo, Morales partiu nesta sexta-feira (6) do país em direção a Cuba e pensa em se instalar depois na Argentina, uma vez que Alberto Fernández tome posse na próxima terça.

O ex-presidente partiu do México em um voo comercial. As fontes consultadas asseguram que o avião não decolou da capital, mas a Chancelaria mexicana confirmou a viagem: "Segundo nos informou, trata-se de uma viagem temporária", assegurou o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Roberto Velasco, através do Twitter.

O governo mexicano conferiu tanto a Morales, que governou a Bolívia por quase 14 anos, como ao seu vice, Álvaro García Linera, e à ex-ministra da Saúde Gabriela Montaño — que o acompanha na viagem a Cuba — a condição de asilado, o que permite entrar e sair do país.

O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, em sua cama improvisada no chão, em sua primeira noite depois de deixar a Presidência
O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, em sua cama improvisada no chão, em sua primeira noite depois de deixar a Presidência ( Reprodução)

A intenção de Morales, segundo as mesmas fontes, é estabelecer-se na Argentina para estar mais perto de seu país e se reunir com os líderes de seu partido para finalizar os detalhes da candidatura do Movimento ao Socialismo (MAS) nas próximas eleições. Quando ele partiria para a Argentina ainda é um mistério. As autoridades mexicanas recomendaram que o ex-mandatario boliviano viajasse sempre do México, em um voo comercial.

Um ex-assessor de seu governo, no entanto, disse à Reuters que o ex-presidente viajou a Cuba para uma consulta com a equipe médica cubana que o atendeu na Bolívia. Em 2017, Morales se tratou em Havana de um nódulo na garganta. Antes, já havia operado desvio de septo com médicos cubanos, assim como o joelho.

Segundo El País, Morales queria assistir à posse de Alberto Fernández, na próxima terça-feira, mas a equipe do presidente eleito o aconselhou esperar, porque no momento não poderiam lhe dar todas as garantias de asilo e segurança — uma decisão que ainda depende do presidente Mauricio Macri. Nesse caso, Morales esperaria até a próxima semana ou a seguinte, de acordo com as fontes consultadas. No entanto, não está descartado que ele viaje diretamente de Havana. O ex-presidente cubano Raúl Castro foi convidado para a posse de Fernández.

Um dos aspectos que mais preocupam o entorno do presidente, segundo fontes oficiais mexicanas, é a segurança, uma vez que acreditam que no México ele está mais protegido. Desde que chegou ao país há quase um mês, Morales passou a maior parte do tempo em uma base militar e, na última semana, se mudou para uma casa particular.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/de-arrepiar-jovens-percursionistas-fazem-apresentacao-no-centro-historico/
Dança, moda e artes plásticas também fazem parte do Coisas do Sim, do Projeto Axé
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/paraguai-extradita-brasileiro-acusado-de-liderar-contrabando-de-cigarro/
Preso desde março de 2019, Luiz Henrique Boscatto foi entregue à PF na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-que-e-entenda-o-brexit-o-divorcio-do-reino-unido-da-uniao-europeia/
Prazo final para saída dos britânicos do bloco é dia 31 de janeiro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cena-de-terror-diz-jovem-que-salvou-irma-de-ser-atingida-por-predio-em-narandiba/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lore-improta-e-taby-lancam-nova-musica-pipoca-veja-clipe/
O balé da produção é composto por crianças da periferia de Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/vanessa-da-mata-faz-show-de-novo-disco-na-concha-acustica/
Apresentação acontece neste domingo (26), às 19h, e também relembra sucessos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-que-esperar-de-regina-duarte/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/terceira-temporada-do-mundo-sombrio-de-sabrina-estreia-hoje/
Com apenas oito episódios, essa é a menor temporada da série produzida pela Netflix
Ler Mais