Ex-deputado federal Sérgio Gaudenzi morre aos 78 anos

Presidente estadual do PSB, a deputada Lídice da Mata lamentou a perda

Publicado em 26 de maio de 2020 às 11:16

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

O ex-deputado federal Sérgio Gaudenzi morreu aos 78 anos nesta terça-feira (26). Não há informação sobre a causa da morte e enterro até o momento.

Em nota, o PSB Bahia lamentou a perda. “Meus sentimentos de pesar a toda família deste grande companheiro de partido e de luta democrática. Sérgio Gaudenzi foi um grande quadro do PSB, sempre emprestando seu talento e competência por onde passou. Estamos todos muito tristes, pois em meio a essa pandemia, ele não terá uma despedida a altura do que sempre representou”, diz em nota Lídice da Mata, presidente estadual do partido.

Nascido em Salvador, Gaudenzi começou a vida política no movimento estudantil, na década de 1960.  Bastante ligado ao ex-governador Waldir Pires, foi secretário-geral do Ministério da Previdência Social e deputado estadual nos anos 1980, onde foi relator da Constituinte Baiana, além de secretário da Fazenda do Estado e deputado federal nos anos 1990.

Já na década de 2000 foi presidente da Agência Espacial Brasileira, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e da Infraero, onde exerceu papel de destaque. Era filiado ao PSB desde 1997, sendo o primeiro baiano a ocupar uma cadeira na executiva nacional.