Ex-presidente do Peru se mata após receber mandado de prisão

Alan García tentou suicídio minutos após chegada de policiais

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de abril de 2019 às 10:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: Ernesto Benavides/AFP

O ex-presidente do Peru Alan García morreu três horas depois de atirar contra a própria cabeça ao receber uma ordem de prisão preventiva de 10 dias. A informação foi divulgada pela imprensa peruana nesta quarta-feira (17). 

Minutos após a chegada dos policiais à sua casa em Lima, ele teve que ser socorrido para o Hospital Casimiro Ulloa. "Esta manhã aconteceu este acidente lamentável: o presidente tomou a decisão de atirar", disse Erasmo Reyna na entrada do hospital. O ex-presidente foi submetido a uma cirurgia.

Ele era um dos quatro ex-presidentes investigados por terem recebido suborno da construtora Odebrecht. García foi presidente entre 2006 e 2011. 

García teria recebido dinheiro da empreiteira em uma campanha eleitoral em 2006 e retribuiu com aportes extraordinários na construção de uma nova rodovia, entre 2008 e 2010. A obra era liderada por essa construtora. 

Também são investigados os ex- presidentes Alejandro Toledo (2001-2006), Ollanta Humala (2011-2016) e Pedro Pablo Kuczynski (2016-2018). 

Após a confirmação da morte, o presidente do Peru, Martin Vizcarra, se disse "consternado" pela morte em mensagem no Twitter. "Envio minhas condolências a sua famíilia e seus entes queridos".