Exposição no Palacete das Artes exibe recriações das obras de Leonardo da Vinci

Com circuito interativo, Gênio dos Gênios abre as visitações nesta terça (27)

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Harfush
  • Vinicius Harfush

Publicado em 27 de agosto de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Começa nesta terça (27), na Sala Contemporânea do Palacete das Artes, a mostra inédita O Gênio dos Gênios – Leonardo da Vinci, que resgata objetos contemplados  há 500 anos na Europa e em outras partes do mundo. As criações  do artista e cientista italiano agora aparecem em solo soteropolitano  pelas  mãos habilidosas do  engenheiro Thales de Azevedo Filho, 76 anos, que recria  com maestria  obras idealizadas por  Da Vinci (1452- 1519) há meio milênio. 

“Tudo começou quando era pequeno, porque em casa a gente consertava telhado, vazamento, parte elétrica, chuveiro... meus outros três irmãos faziam essas tarefas também”, explica Thales sobre o primeiro contato com a criação, estimulado pelo seu pai, o médico, historiador e professor Tales de Azevedo (1904-1995).  Obra Paraquedas estará na exposição (Foto: Divulgação) Com uma proposta intuitiva, crianças e adultos podem se misturar em um espaço totalmente interativo, com um guia, que pode ser baixado por um aplicativo. O guia traz a descrição da obra, sua função e como foi construída. Além disso, uma linha do tempo relaciona a história de Da Vinci com grandes marcos do mundo, e exibe sete pinturas famosas, entre elas a Mona Lisa,  impressas em linho e emolduradas.

Sobre sua relação com o pintor, o baiano lembra que as primeiras exposições que visitou de Leonardo foram fora do país, ainda na adolescência, e isso o inspirou a recriar os objetos, no início apenas por hobby.  “É preciso gerar um conhecimento intuitivo, não dedutivo. Ou seja, a intuição te faz descobrir as coisas, enquanto o estudo dedutivo é uma observação sobre algo que outra pessoa descobriu”, completou. Projeto de Da Vinci batizado de Ponte (Foto: Divulgação) Thales ainda defende que a mostra é a grande chance de apreciar ideias e observações do maior cientista da humanidade. “Você cria uma relação com o que vê, parecendo que ele está vivo ainda, afinal ainda tem muita coisa para ser pesquisada sobre ele”, afirma, acrescentando em tom de brincadeira: “Não tem para ninguém. Nem Einsten, nem Newton” .

Gênio dos Gênios - Leonardo da VinciO quê: Exposição Gênio dos Gênios - Leonardo da VinciQuando: Abertura nesta terça (27) às 19h. Visitação de terça a sexta, das 13h às 19h, e fins de semana e feriados das 14h às 18h. Aberta até 29 de setembroOnde: Sala Contemporânea do Palacete das Artes (R. da Graça, 284, Graça)Entrada gratuita