Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Fábrica vai produzir respiradores na Bahia

Protocolo para implantação da unidade será assinado nesta segunda (11)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 10 de maio de 2020 às 19:47

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Foto: Agência Brasil

Uma fábrica para produção de respiradores será instalada na Bahia e deve começar a operar a partir de junho deste ano. Nesta segunda-feira, 11, às 9h, o governo do estado assinará o protocolo de intenções para implantação da unidade com a empresa Biogeoenergy, do Grupo Geoterra, que vai investir cerca de R$ 60 milhões no projeto. 

A fábrica, com tecnologia 100% brasileira, vai funcionar no Cimatec Park, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, em uma área de 1.000m². A expectativa é produzir até 100 respiradores por dia. A iniciativa conta com apoio técnico do Senai Cimatec.

A produção de respiradores na Bahia acontece em meio a uma crise provocada pela não entrega desses equipamentos ao governo do estado pela China. Nos últimos dias, a tentativa de compra de respiradores no país asiático não foi concluída. Uma primeira remessa dos equipamentos ficou retida nos Estados Unidos e uma segunda foi cancelada por falta de cumprimento de prazos do fabricante chinês. O governo do estado, inclusive, estuda as formas de reaver os valores já pagos pelos respiradores extraviados.

A nova fábrica representará também a geração de 180 empregos, segundo enumera a Biogeoenergy. O preço de cada equipamento local também deverá ser menor do que aquele praticado pelos chineses. Na Ásia, um respirador chega a custar o equivalente a R$ 200 mil.