Fabricante da ivermectina aponta ineficácia de vermífugo contra a covid-19

coronavírus
05.02.2021, 14:36:19
Atualizado: 05.02.2021, 14:46:38
(Leitor CORREIO)

Fabricante da ivermectina aponta ineficácia de vermífugo contra a covid-19

Em julho do ano passado, a Anvisa também apontou que remédio não combate o coronavírus

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A farmacêutica Merck, responsável pela produção do vermífugo ivermectina — medicamento integrante do "kit-covid" do Governo Federal — informou que não há dados disponíveis que sustentem a eficácia do remédio contra a covid-19.

"Não acreditamos que os dados disponíveis sustentem a segurança e a eficácia da ivermectina além das doses e dos grupos indicados nas informações de prescrição aprovadas por agências regulatórias", afirma o comunicado.

Veja mais: Cresce a procura por Ivermectina em farmácias de Salvador

A empresa se baseia em três pontos chaves que justificam a não-eficácia da medicação: não há base científica para potenciais efeitos terapêuticos contra a doença em estudos pré-clínicos; não há evidência significativa para atividade clínica em pacientes contaminados e a preocupante ausência de dados sobre segurança da substância em grande parte dos estudos.

Em julho do ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou que o vermífugo não tinha comprovação científica de eficácia. Apesar disso, a ivermectina seguiu no "kit-covid", além de ser indicada diretamente pelo Ministério da Saúde através de um aplicativo.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas