Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Wendel de Novais
Publicado em 5 de junho de 2021 às 05:00
- Atualizado há 2 anos
O Corredor da Vitória, conhecido pela predominância do verde das árvores centenárias espalhadas ao longo da avenida, ficou mais colorido e parece ter se apossado de um pedaço da arquitetura e do visual histórico de outros pontos da cidade como o Pelourinho e o Santo Antônio Além do Carmo. Isso graças a um mural de 78m² instalado numa agência do Banco Santander que tem como inspiração a identidade cultural e a presença da arte - principalmente na música - no dia a dia do soteropolitano. Uma fachada que brinca com cores e sons da capital baiana e que têm encantado quem passa por ali correndo ou andando e, vez ou outra, dá uma pausa no que está fazendo para registrar o mais novo cartão-postal da região. >
Caso de Glauber Luiz, 40 anos, supervisor em uma empresa de alumínios que, no horário do almoço, passou na frente da agência, não deixou de reparar em suas cores vibrantes e se tornou mais um admirador do local. “É bonito, bem diferente do que a gente vê por aqui. E o que mais surpreende é que é um banco, né. Eu mesmo vi o nome Santander, mas fiquei me perguntando se não tava entendendo errado porque não é comum ver agências assim. Mas é ótimo porque tem a nossa cara, a cara do soteropolitano”, destacou. Glauber virou admirador da fachada colorida (Foto: Wendel de Novais/CORREIO) Cidade que encanta E tem a nossa cara justamente por se inspirar no envolvimento que a arte e a cultura têm no cotidiano de quem vive em Salvador. O mural, batizado de ‘Cidade que canta’, é chamado assim por conta do trecho da música ‘Terra festeira’, famosa na voz de Daniela Mercury e que, assim como a fachada, traduz e descreve as cores e a cara de Salvador através da arte. No desenho, estão, além de figuras que remetem à música, visuais característicos da cidade como a Baía de Todos-os-Santos e o Elevador Lacerda.>
Quem gostou da mistura foi o jardineiro João Teixeira, 58, que trabalha no Museu Carlos Costa Pinto, em frente à agência, e que achou massa o impacto que a nova fachada deu à avenida. "Tá diferenciado, a pintura é toda linda, véi. Aqui, não tem colorido. Então, o banco fez isso e chama atenção demais por ser muito bonito e porque não tem como você passar sem ver, mesmo com o prédio sendo mais recuado", falou. >
Adriano Almeida, 40, garagista, foi na mesma linha de Adriano e acha até que o local tem potencial para virar mesmo um cartão-postal. "Rapaz, virou ponto turístico legal. É bonito de dia e de noite porque a iluminação faz a fachada ficar bem visível até no período noturno. Então, seja no sol ou na lua, o povo tá parando para tirar foto e eu também, não vou mentir. Se tem a cara da nossa cidade, como é que não tira? Ficou massa justamente por fazer o corredor parecer ser um pouco mais de Salvador ", relatou. Adriano afirma que mural fica lindo até pela noite (Foto: Wendel de Novais/CORREIO) Homenagem à identidade O que Adriano aponta é justamente o objetivo da artista que desenvolveu o mural. Ariell Guerra quis, ao optar por trazer elementos característicos à cidade e tons mais vibrantes, fazer do mural um pedaço de tudo que mais representa a capital baiana.>
"Trabalhamos tons bem fortes pra trazer um pouco da tradição de Salvador, da cultura que está intrínseca ao soteropolitano. Tivemos como grande inspiração a música, que descreve essa cidade cheia de sons e elementos. A obra quer mesmo estampar a identidade cultural de Salvador no Corredor da Vitória", contou a artista visual, que destacou que uma das principais preocupações no desenvolvimento desse projeto foi respeitar a arquitetura colonial do prédio. Ariell quis destacar identidade soteropolitana no mural (Foto: Reprodução/Santander) O objetivo fazia parte também do que o Santander queria que a sua fachada trouxesse para o corredor. Isso é o que garante Thiago Mendonça, superintendente regional do banco. “A ideia é que, no Corredor da Vitória, que predomina o branco e o cinza por ser uma área com muitos prédios residenciais, houvesse uma transformação visual do ambiente, trazendo o colorido e elementos muito importantes da cidade em um ponto muito visitado por turistas e que, querendo ou não, tem potencial para se transformar em um atrativo já que ele dá uma cara diferente para a avenida”, afirmou.>
E a ideia não parou por aí. Ainda em Salvador, na Avenida Manoel Dias, na Pituba, outra agência do Santander ganhou uma fachada estilizada que também faz homenagem à cultura da capital baiana e já chama a atenção de quem passa por lá. Fachada de agência da Pituba também encanta pelo colorido (Foto: Reprodução/Santander) *Com orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro>