Febre aftosa: balanço indica que vacinação deve ficar abaixo do esperado na Bahia

economia
21.12.2018, 06:00:00

Febre aftosa: balanço indica que vacinação deve ficar abaixo do esperado na Bahia

Ainda assim, número de imunizações é considerado bom por causa da falta da vacina nas lojas

Cerca de 90,3% do rebanho de bovinos e bubalinos da Bahia foram vacinados contra a febre aftosa na segunda etapa da campanha contra doença. O prazo acabou no dia 10 de dezembro. Os dados da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) são parciais, já que os pecuaristas ainda têm o dia 26 de dezembro, próxima quarta-feira, para enviar, pela internet, a declaração que informa e atesta que a vacinação foi realizada.

Segundo o balanço parcial, foram vacinados um total de 2 milhões 680 mil e 457 animais espalhados pelo estado. O número é menor do que esperava o órgão de defesa agropecuária no início da campanha, quando tinha uma estimava de atingir 96% do rebanho.

“Está abaixo da nossa estimativa inicial, mas supera a expectativa se levarmos em consideração que enfrentamos dificuldades este ano devido à falta de vacinas. Visto assim é um índice muito bom e atende o previsto pelo Ministério da Agricultura. O produtor rural tem até o fim do mês para apresentar a declaração, e ainda esperamos chegar até 93% de vacinação”, diz Rui Ferreira Leal, Diretor de Defesa Animal da Adab.

Este ano, a campanha chegou a ser prorrogada em vários estados por causa da falta de vacinas nas lojas de revenda.

A Bahia tem quase dez milhões de cabeças. Mas a segunda etapa da campanha abrange apenas os animais de 0 a 24 meses, cerca de um terço do rebanho. O produtor rural que não vacinou fica impedido de transportar e comercializar o gado. A multa é de R$ 53,21 por animal não vacinado, e de R$ 160 por propriedade. Na primeira etapa, direcionada para animais acima de 24 meses, o índice de vacinação alcançou 93,55% do rebanho. A Bahia tem o oitavo maior rebanho do país e é considerada zona livre da febre aftosa  - com vacinação - desde 1997.

Este ano, o Brasil ganhou o reconhecimento internacional de zona livre com vacinação. A certificação, concedida pela Organização Mundial de Saúde Animal, é importante porque valoriza o rebanho e ajuda a abrir novos mercados externos para a carne brasileira. Atualmente, apenas o estado de Santa Catarina é reconhecido como área livre sem vacinação. O Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA) prevê que os estados do Acre e Rondônia, além de municípios do Mato Grosso e Amazonas, sejam os próximos a começar a abolir a vacina já a partir de maio do próximo ano. A previsão é a de que todo o país seja reconhecido como zona livre sem vacinação até maio de 2023.

A febre aftosa é uma doença que atinge animais de caso fendido, como bois, vacas, suínos e cabras. Os sintomas não são transmitidos aos humanos, e geralmente levam ao sacrifício do gado.
 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/procon-quer-que-empiricus-explique-propaganda-e-fortuna-de-bettina/
Empresa tem 48 horas para apresentar documentos que compravam a veracidade do que foi anunciado, com a demonstração da evolução financeira da atriz/depoente
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-o-que-ja-se-sabe-sobre-vingadores-ultimato/
O terceiro trailer do filme, lançado na última semana, revelou novos detalhes do figurino dos heróis e mostrou cena inédita da Capitã Marvel
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/voce-conhece-bettina-milionaria-de-22-anos-foi-o-assunto-da-semana-nas-redes-sociais/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/netflix-divulga-teaser-de-terceira-temporada-de-stranger-things/
3ª temporada de Stranger Things chega à Netflix em julho
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bolsonaro-presenteia-trump-com-camisa-da-selecao-e-fala-sobre-comercio/
Na Casa Branca, presidentes também discutem temas como crise na Venezuela e entrada na OCDE
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/morre-em-salvador-a-lider-religiosa-makota-valdina/
Enterro será às 15h30, no Cemitério Jardim da Saudade
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ha-muita-fake-news-no-brasil-diz-bolsonaro-a-emissora-americana/
Presidente foi questionado sobre investigações do caso Marielle Franco
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/saude-bucal-o-que-a-boca-tem-a-ver-com-as-emocoes/
Especialista ressalta a importância do diagnostico certo
Ler Mais