Feira de Santana: lagoas da cidade serão transformadas em áreas de lazer

bahia
18.09.2017, 07:37:19
Atualizado: 18.09.2017, 07:56:29

Feira de Santana: lagoas da cidade serão transformadas em áreas de lazer

Segunda maior cidade da Bahia completa hoje 184 anos de emancipação política

Desde que o Parque da Lagoa Erivaldo Cerqueira, foi inaugurado pela prefeitura de Feira de Santana, há oito anos, a rotina da filósofa e teóloga Lívia Leite, 36 anos, mudou. Com a requalificação da área, foi lá que ela decidiu levar sua rotina de atividades físicas. “No início, não era tão movimentada quanto é hoje. Agora, é muito prazeroso ver que a cidade tem ocupado aquele espaço como familiar e de contato com a natureza”, diz ela, que vai ao local praticamente todos os dias.


De lá para cá, as cerca de 60 lagoas da cidade têm ganhado atenção especial na segunda maior cidade da Bahia que nesta segunda-feira (18) completa 184 anos de emancipação política. Este ano, foi a vez da Lagoa Grande, revitalizada pelo governo do estado no bairro que leva o mesmo nome. Em breve, Feira de Santana deve ser ainda mais sustentável. Segundo o secretário do Meio Ambiente da cidade, Sérgio Carneiro, pelo menos outras sete lagoas serão novos espaços para quem quer curtir áreas verdes.


Quatro delas serão delimitadas com a construção de uma ciclovia e de uma pista de cooper: a do Subaé e um conjunto de três lagoas no bairro da Conceição – que, após as obras, serão batizadas de Lagoa de Minas, do Mirante e do Meio.
“Vamos fazer a delimitação para conter a degradação. A ideia é você tentar salvar o que resta dessas lagoas, evitar ocupações irregulares através de um espaço público. É para que as pessoas, ao se apropriar, evitem o aterramento, o mau uso delas”, explicou o secretário ao CORREIO.


Segundo ele, isso será feito para ‘estancar a sangria’. A escolha da prefeitura, diante de um cenário econômico pouco favorável, foi de usar os recursos disponíveis no maior número de espaços públicos possível. “Ao invés de usar o dinheiro para uma obra completa, vamos fazer mais lagoas. Isso é num a primeiro momento para proteger mais lagoas. Com o tempo, você faz o parque infantil, os aparelhos de ginástica. O principal agora é conter o desaparecimento dessas lagoas”. Ao todo, serão utilizados cerca de 900 mil – provenientes de um fundo do Meio Ambiente, que capitaliza dinheiro de multas de licenciamento ambiental.


Outras duas serão bancadas pela iniciativa privada, como condição para aprovação de licenciamento de obras. Uma fica logo na entrada da cidade, próximo à uma faculdade particular. “Condicionamos a obra de um parque (da União das Entidades Esportivas de Feira de Santana à recuperação da lagoa existente às margens da BR-324. Ali, onde era o antigo clube Cajueiro, vai nascer um espelho d´água”.


Enquanto isso, a outra é a Lagoa do Berreca, no fim da Avenida Artêmia Pires, como parte do licenciamento da construtora L. Marquezzo para a construção de cerca de sete mil casas na região. De acordo com o engenheiro ambiental da L. Marquezzo Moisés Rangel, a obra vai construir um novo bairro na cidade. O novo bairro está sendo chamado de Jardim Brasil. “A empresa é local, então tem um planejamento para Feira de Santana. Na lagoa, a gente vai fazer o margeamento e investir também em arborização considerável para criar um conforto para quem vai utilizar a área para atividade física. Feira ainda tem espaço para crescer na área imobiliária e na construção civil”.


Por fim, a sétima é a Lagoa do Terra Dura, no distrito de Humildes. “É uma área que não é nem rural, nem urbana, mas que será com recursos da prefeitura”, completa o secretário Sérgio Carneiro. A previsão é que todas sejam concluídas em até 18 meses.
Para o presidente do Sindicato do Comércio de Feira, José Carlos Moraes Lima, também 2º vice-presidente da Fecomércio-BA, as melhorias na qualidade de vida na cidade movimentam o setor.

“Nós ainda estamos necessitando de muita coisa, mas estamos debatendo com as autoridades para ter uma cidade mais arrumada. Feira abrange uma área grande de municípios que se abastecem aqui e daí a importância de melhorar a cada dia”. 

Ficha técnica: 
População 627 477 habitantes
Área 1 337,993 km² 
Densidade 468,97 hab./km²
Altitude 234 m
 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/salvador-concorre-ao-premio-nacional-do-turismo-2019-em-tres-categorias/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/banda-panteras-negras-recebe-luedji-luna-e-okwei-odili-no-goethe/
Celebrando um ano de formação, musicistas exaltam contribuição das mulheres negras na arte
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/linn-da-quebrada-estrela-bixa-travesty/
Documentário debate sobre o corpo, gênero e identidades
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/policia-civil-analisa-imagens-de-acao-da-prf-que-deixou-adolescente-morto/
Pai foi ouvido no DHPP; familiares homenagearam garoto de 17 anos nesta quinta-feira (21)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/operario-fica-pendurado-em-predio-durante-pintura-e-e-socorrido-veja-video/
Ele foi retirado de edifício em Fortaleza e conduzido a unidade médica pelo Samu
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-passar-mal-e-ser-socorrido-no-senado-kajuru-segue-internado-na-uti/
Colega baiano Otto Alencar ajudou a socorrê-lo em plenário: ‘não vai ficar sequela’
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/matou-como-se-ela-fosse-bicho-diz-testemunha-de-crime-contra-moradora-de-rua/
Defesa de comerciante alega que ele reagiu a uma tentativa de assalto
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bombeiros-controlam-incendio-em-academia-na-graca/
Fogo começou por volta das 22h40 e foi contido rapidamente
Ler Mais