Feirão Digital reúne lojas com condições especiais para televisores e equipamentos de conversão

O sinal analógico será desligado em Salvador no dia 27 de setembro; kit básico para ter acesso a TV Digital custa em média R$ 129 e pode ser parcelado em até 3x no cartão de crédito

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 2 de setembro de 2017 às 20:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arisson Marinho/ CORREIO

Com a proximidade da data para o desligamento do sinal analógico em Salvador e Região e Metropolitana, muita gente correu para o Feirão Digital a fim de garantir o kit de conversão e antena com preço de promoção. A ação da TV Globo em parceria com a TV Bahia e a Seja Digital acontece desde ontem (01) no Shopping da Bahia, Salvador Norte e Piedade onde é possível encontrar os equipamentos necessários para não perder a programação da televisão, a partir de R$ 129 (antena interna mais conversor).  Mauro Sérgio apertou o orçamento mas garantiu o acesso a programação da TV  (Foto Arisson Marinho/ CORREIO) O armador Mauro Sérgio Santos, que já queria economizar aproveitou a oportunidade para levar para casa uma antena externa e o conversor. “A mudança é boa, a qualidade do sinal vai ficar melhor. A gente não pode gastar, mas também não dá para ficar sem televisão, futebol e novela, aí estou fazendo este esforço”, contou. 

Com dois televisores em casa comprados há pelo menos 10 anos, o engenheiro civil José Augusto Mendonça, também foi atrás do kit completo. “Não quero jogar os aparelhos fora, são bons. A gente entende que a televisão digital é uma evolução, uma tecnologia nova, que, inevitavelmente, todo mundo vai precisar aderir. Hoje tudo é digital, com a tevê, não poderia ser diferente”. 

A procura foi grande no stand montado no Shopping da Bahia pela loja Papel e Cia. Os equipamentos podiam ser parcelados em até 3x no cartão de crédito. “Já vendemos de ontem para cá cerca de 250 conversores. Conseguimos vender o dobro de antenas comparado aos conversores, porque muitas pessoas tem a televisão com o aparelho instalado. Zeramos o que tínhamos até no estoque”, afirmou o vendedor da loja, Ueidson Sampaio. 

Tecnologia

O sinal analógico será desligado em Salvador no dia 27 de setembro e a programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo sinal digital, que é gratuito, com direito a imagem e som de cinema. Para continuar assistindo à programação da TV Bahia, todas as residências precisam ter uma antena digital e um aparelho de televisão preparado para receber o sinal digital. Além de Salvador, outros 19 municípios baianos também passarão pela mudança. 

Segundo o antenista do Seja Digital, Amadeu Pereira é muito fácil instalar a antena nova: “Basta conectar o conversor ao televisor e os cabos de áudio e vídeo. Em seguida é só iniciar o aparelho no modo AV e clicar no menu  ‘busca automática de canais’”, explica. A quantidade de canais disponíveis vai depender do tipo de antena, como acrescenta Amadeu. “A antena interna, a depender do alcance do sinal ela pega até 12 canais. Já a externa, com um sinal bom ela chega até 18 canais”. 

Quem ainda tem dúvidas sobre a televisão digital pode ligar grátis para o número 147 ou acessar o site www.sejadigital.com.br. Famílias beneficiárias de Programas Sociais com inscrição válida no Cadastro Único do Governo Federal têm direito a receber um kit gratuito. Basta acessar um dos canais, informar o CPF ou o Número de Identificação Social (NIS) e agendar a retirada do kit.