![]() |
(Foto:Marina Silva/Correio) Procissão marítima é um dos pontos fortes da Festa de Iemanjá |
A Festa de Iemanjá será tombada como Patrimônio Imaterial de Salvador. O processo está registrado sob o nº 1002/2019 visando sua inscrição no Livro do Registro Especial dos Eventos e Celebrações da Fundação Gregório de Mattos (FGM). A Notificação Pública de abertura do processo, assinada pelo presidente da FGM, Fernando Guerreiro, será publicado hoje no Diário Oficial do Município. De acordo com Milena Tavares, diretora de Patrimônio e Humanidades da Fundação, o pedido de tombamento foi feito pela Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Bahia e teve o apoio da Colônia de Pescadores, responsável pela realização da festa. “Já iniciamos os estudos junto aos pescadores e vamos elaborar um plano de salvaguarda dessa importante manifestação popular”, diz.
Contemporaneidade
O pedido de tombamento da Festa de Iemanjá como Patrimônio Imaterial pela OAB-BA foi submetido ao Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural que aprovou o processo que já está em fase de instrução. Ou seja, na fase de conclusão. Segundo o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, Iemanjá é uma das festas populares que mais se conectou com a contemporaneidade. “Além de ser uma das manifestações populares mais importantes da cidade, vem mantendo a sua força ao longo dos anos e se fortalecendo”, afirma Guerreiro.
História revisitada
O artista plástico Sérgio Rabinovitz está em contagem regressiva para o lançamento da sua biografia. Com 240 páginas, o livro sai pela P55 Edição e traz obras do artista e textos assinados pelo poeta e crítico de arte, Claudius Portugal. Rabinovitz diz que o livro traça um panorama das artes no Brasil nos últimos 40 anos. “Tem muito da minha visão em relação à Bahia e ao mundo”. O lançamento acontece no dia 17 de dezembro na Paulo Darzé Galeria de Arte.
![]() |
(Divulgação) Sergio Rabinovitz é um dos artistas da Geração 70 |
Cultura negra
Com o objetivo de conscientizar a sociedade e valorizar a cultura negra, a cantora Márcia Short se apresentará hoje (19), às 21h, no Largo Quincas Berro d’Água, Pelourinho, véspera do Dia da Consciência Negra. Porta Black é o nome do show que tem entrada gratuita e um repertório com clássicos do axé music e releituras de sucessos da MPB, além de canções imortalizadas nas vozes de grandes ícones da black music.
![]() |
(Foto:Claudio Colavolpe/Divulgação) Marcia Short é umas das mais importantes interprétes da música baiana |
Apoio luxuoso
Emanoel Araújo está apostando no artista baiano Elvinho Rocha que realiza sua primeira exposição no próximo dia 20 de novembro, no Museu Afro Brasil, em São Paulo. O escultor e gestor do museu paulista assina a curadoria da mostra do conterrâneo, batizada de Pinturas do inconsciente. Elvinho vai expor 44 obras, entre pinturas em tinta acrílica sobre tela e guaches sobre papel canson, que mostram sua representação dos símbolos guardados em seu subconsciente. “Mais que pintura, essa é a revelação de uma mente sequiosa de se comunicar com o universo da criação artística”, avaliza Emanoel Araújo.
![]() |
(Divulgação) Elvinho Rocha faz estreia de responsa com aval de Emanoel Araújo |
3 X 4 GENTE BOA
![]() |
(Foto:Dinei Araújo/Divulgação) Edvana Carvalho faz a mãe de Popó na série Irmãos Freitas, no canal Space |
Nascida em Salvador, a atriz Edvana Carvalho – que tem no currículo espetáculos do Bando de Teatro Olodum, e participações na novela Malhação e na série Irmãos Freitas, de Walter Salles Jr. e Sérgio Machado, atualmente no ar no canal fechado Space, está festejando seus 50 anos com o primeiro espetáculo solo. Aos 50 – Quem me agüenta?, estreia no Teatro Vila Velha, no dia 6 de dezembro, às 20 horas. Na peça, ela fala com humor sobre relacionamento, sexo, maternidade e maturidade da mulher negra, dentre outros assuntos. Com direção de Marcelo Praddo, o espetáculo traz o formato inspirado no Ted Talk, no qual temas curtos são apresentados de forma descontraída, sobre as diversas situações vividas pela atriz que assina o roteiro da montagem. A baiana iniciou a carreira ainda na escola, passando pelo Grupo de Teatro do SESC/SENAC, chegando à primeira formação do Bando de Teatro Olodum. No cinema, se destacou em Ó Pai, Ó e Os Homens São de Marte... E É para Lá que Eu Vou. Licenciada em Teatro pela UFBA e pós-graduada em Psicopedagogia, ela ministra aulas/palestras em escolas públicas pelo Brasil. Atualmente, Evana está no set filmando As Verdades, do cineasta José Eduardo Belmonte.
Imperdível
Para quem ainda não viu, não pode deixar de ver a exposição Genaro – Traço, Pincel e Trama, no Museu da Misericórdia. A mostra, que está em seus últimos dias, reúne 59 obras do artista plástico baiano Genaro de Carvalho (1926-1971), reconhecido pelo uso de cores fortes e contrastantes e considerado o introdutor da tapeçaria artística no Brasil. As obras expostas pertencem a coleções particulares de Irmãos da Santa Casa e estão sendo mostradas em conjunto pela primeira vez.
Mais +
Em meio a tantas notícias ruins, o anúncio da volta do Hotel Pestana Rio Vermelho, feito pelo prefeito ACM Neto, no final da tarde de ontem, é motivo de alegria para nós baianos e, claro para os milhares de turistas que visitam Salvador como aconteceu neste último feriado quando o mercado hoteleiro registrou uma ocupação de quase 90% dos leitos. Vamos torcer para que o Bahia Othon tenha o mesmo destino. A cidade merece.
Menos –
O Fórum Municipal de Políticas Para as Mulheres, realizado na Praia do Forte no último final de semana, trouxe um dado alarmante. De acordo com o Capitão da Polícia Militar, Marco Galo, cerca de 35% das ocorrências policiais de Mata de São João são relacionadas à violência contra a mulher. Os números, segundo o capitão, aumentaram em mais de 25% neste ano, em comparação a 2018. Retrato triste do Brasil que, segundo dados do Datafolha, 52% das mulheres brasileiras que sofrem violência doméstica não denunciam os agressores.