Fiéis saem em caminhada para celebrar Conceição da Praia

Comunidade católica está fazendo o novenário que antecede o dia da festa, 8 de dezembro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2018 às 08:44

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Os festejos em homenagem à Nossa Senhora da Conceição da Praia continuam em Salvador. Nesta terça-feira (27) foi realizada a Procissão à Luz das Velas ou I Caminhada em honra de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Padroeira Excelsa.

Os fiéis percorreram o caminho entre a Igreja dos Aflitos e a basílica da padroeira. Uma missa solene foi celebrada ao final do percurso. Tenhamos parresia para continuar realizando a maior procissão luminosa Mariana, para nossa Arquidiocese, para nossa cidade, para a nossa Padroeira”, disse  o reitor da Basílica Santuário Conceição da Praia, Padre Adilton Lopes. (Foto: Divulgação) Durante a pregação em Missa Solene, o Padre Ailan Simões fez questão de pontuar a devoção a Nossa Senhora da Conceição da Praia “que resplandece num passado de muita fé que toca bem fundo o Brasil e a Bahia. O Brasil é a Terra do Santa Cruz e da Imaculada Conceição desde a chegada dos portugueses, marcando profundamente a religiosidade de todos os brasileiros. O mistério da Imaculada inspirou fortemente a arte sacra com obras primorosas. O mistério da Imaculada está no gênese do nosso país”.

As celebrações pela padroeira integram o novenário preparatório para o Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia , comemorado no dia 8 de dezembro. O novenário vai até o dia 7, na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia,  no bairro do Comércio, sempre às 19h.

Programação No dia dedicado à Imaculada Conceição da Mãe de Deus (8), serão celebradas Missas às 5h, 6h, 7h, 12h, 14h, 15h e 16h. O ponto alto da festa será a Missa Solene, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, às 8h30. Logo em seguida, os fiéis sairão em procissão pelas principais ruas do bairro do Comércio, conduzindo as imagens de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Deus Menino, Santa Bárbara, Senhor do Bonfim e São José, retornando à Basílica para a bênção com o Santíssimo Sacramento.

Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, localizada no bairro de Itapuã, o novenário também acontece de 29 de novembro a 7 de dezembro, sempre às 19h, na Matriz, com exceção do domingo, dia 2 de dezembro, quando os fiéis se encontrarão às 18h. O tema central dos festejos é “Maria, Mãe e Educadora da Vida Cristã”.

Durante o novenário, a comunidade é convidada a realizar gestos concretos, por meio da doação de farinha (1ª noite), arroz (2ª noite), feijão (3ª noite), leite (4ª noite), açúcar (5ª noite), café (6ª noite), óleo (7ª noite), macarrão e biscoito (8ª noite) e material de higiene pessoal (9ª noite).

No dia festivo (8 de dezembro), as homenagens à Padroeira da Bahia terão início às 6h com alvorada festiva e recitação do Ofício de Nossa Senhora. A primeira Missa será celebrada às 7h e, logo em seguida, haverá procissão marítima com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, saindo da Colônia dos Pescadores de Itapuã. A segunda Missa do dia terá início às 11h, na Matriz. Já às 16h os fiéis se concentrarão no Cruzeiro de São Tomé, em Piatã, de onde sairão em procissão até a Igreja Matriz. Às 18h o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, presidirá a Missa Solene.

Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, localizada no bairro de Valéria, o tema será “No rosto de Maria, o reflexo mais belo da santidade de Deus”. A primeira atividade como parte da festa da padroeira acontecerá no dia 27 de novembro, às 18h30, quando os fiéis sairão e procissão do Largo dos Aflitos até a Matriz. Já na quarta-feira, dia 28, haverá Missa às 18h e o translado da imagem de Nossa Senhora para o Centro de Evangelização Sagrada Família (CESF).

De 29 de novembro a 7 de dezembro os paroquianos participam do novenário, sempre às 19h, na Matriz. A cada noite a comunidade refletirá sobre um sub-tema e também realizará gestos concretos doando feijão (1ª noite), arroz (2ª noite), açúcar (3ª noite), macarrão (4ª noite), farinha (5ª noite), leite (6ª noite), material de limpeza (7ª noite), sabonete e creme dental (8ª noite) e fralda geriátrica (9ª noite).

No dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição, 8 de dezembro, a programação contará com alvorada e Ofício de Nossa Senhora, às 6h, no CESF; carreatas em todas as comunidades, às 8h; e solene procissão saindo do Colégio Nossa Senhora Aparecida, em Nova Brasília, às 15h. O ponto alto dos festejos será a Missa Solene presidida pelo bispo auxiliar Dom Hélio Pereira dos Santos, às 17h.