Fila da vacina: Rui Costa diz que vai ao STF para pedir prioridade aos professores

Governador disse ainda que as escolas já estão sendo preparadas para a retomada

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2021 às 12:16

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O governador Rui Costa afirmou nesta quarta-feira (3) que vai entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir prioridade na vacinação de professores. "Estamos ajustando tudo para dar segurança e condições sanitárias e pedagógicas de retorno aos estudantes, professores e demais profissionais da educação", escreveu, no Twitter.

Rui disse ainda que as escolas já estão sendo preparadas para a retomada das aulas presenciais. "Estamos preparando as escolas com mais pias, álcool em gel e equipamentos de proteção. Já fizemos um plano de alternância de turnos de aulas para evitar a lotação das salas", detalhou. 

Ele disse ainda que as aulas devem ser retomadas antes que toda a população seja vacinada, e explicou que a data está vinculada ao controle do número de casos de covid-19. "Vamos voltar às aulas, sim. A retomada das atividades escolares acontecerá antes da maioria da população ser vacinada, mas não podemos ser irresponsáveis em estabelecer uma data enquanto a ocupação de leitos e o número de mortes se mantiver nos níveis atuais".

Na terça-feira (2), o Sindicato dos Professores do Estado da Bahia (Sinpro) pediu que o retorno das atividades escolares presenciais só ocorra com a vacinação dos professores e que esses profissionais sejam priorizados na vacinação. Esse pedido foi apresentado ao presidente da comissão especial para avaliação dos impactos da pandemia da covid-19, o deputado estadual Angelo Almeida, para buscar uma interlocução junto à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e ao governo do estado.