Fim da greve: peritos do INSS voltam a atender público nesta segunda-feira (23)

Foram 52 dias parados

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2022 às 11:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

A greve dos peritos médicos do INSS chegou ao fim. Os atendimentos aos beneficiários serão normalizados a partir desta segunda-feira (23) em toda a Bahia e no restante do país.

De acordo com a Associação Nacional dos Médicos Peritos, o impasse que envolvia o reajuste salarial foi sanado e outras reivindicações da categoria foram aceitas após negociações com o Governo Federal.

Além do reajuste, que acompanhará o mesmo percentual de todo o funcionalismo, os peritos também terão a devolução integral e imediata de todos os valores descontados de quem fez greve. Além disso, haverá compensação dos dias não trabalhados de modo presencial ou remoto pelos próximos 8 meses.

Foram 52 dias de paralisação em todo o país. Com as mudanças, o ministério se comprometeu a garantir a realização de, no máximo, 12 atendimentos presenciais por dia a cada perito.

A perícia médica é exigida para todos aqueles que querem dar entrada no auxílio-acidente, auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), e aposentadoria por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez). É necessária ainda para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), aposentadoria da pessoa com deficiência e aposentadoria especial.