Florestas plantadas, nós e o meio ambiente

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

Publicado em 2 de junho de 2022 às 05:19

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: .

As florestas cobrem quase 1/3 da superfície da Terra e fornecem diversos bens para o nosso consumo. Das árvores tudo se aproveita: tronco, casca, galhos, tocos, além de darem origem a outros produtos não madeireiros, como essências, resinas, mel etc. 

Na Semana do Meio Ambiente, a importância das florestas ganha ênfase, principalmente as cultivadas, que exercem papel fundamental na oferta da matéria-prima para mais de 5 mil produtos que consumimos no nosso dia a dia. 

Produtos que usam a matéria-prima de árvores cultivadas têm origem controlada (e certificada), o que garante que nenhuma floresta nativa foi utilizada no processo de produção. São produtos que possuem origem renovável, são recicláveis e biodegradáveis. E vão desde os mais evidentes, como papel, móveis e peças para construção civil, até produtos de beleza, medicamentos, alimentos e roupas. 

Os desafios da sustentabilidade estão sendo cada vez mais discutidos por setores empresariais, governamentais e sociais. A adequação que se busca é a produção e consumo de produtos com garantias da preservação do meio ambiente.

De acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), o Brasil tem 10 milhões de hectares de florestas plantadas para fins industriais. O setor planta 1 milhão de árvores todos os dias no Brasil. São árvores plantadas, colhidas e replantadas para entregar biossoluções à sociedade. 

Esta área plantada corresponde a pouco mais de 1% do território do país, mas é responsável por 95% de toda a madeira produzida para fins industriais. Vale lembrar que os plantios florestais são feitos em áreas já antropizadas ou sem vocação agrícola para outras culturas, ou seja, com zero desmatamento! 

Com o uso da técnica de mosaico, as empresas de base florestal intercalam estas áreas com finalidade industrial com mais 6 milhões de hectares destinados para conservação. E a Bahia está em sintonia com este cenário. Por aqui, as empresas do setor têm 618 mil hectares de plantações florestais e 330 mil hectares de florestas nativas destinadas à preservação ambiental. Na Bahia são plantadas 250 mil árvores por dia. Todo dia! 

Além de contribuírem para a preservação das matas nativas, as florestas cultivadas ajudam na questão de conservação de solo, sua cobertura vegetal recupera áreas degradadas, contribui para o abastecimento dos recursos hídricos e preserva o habitat natural para a fauna e flora nativa. São árvores que aliam produtividade, equilíbrio do ecossistema e a melhoria ambiental das comunidades ao seu entorno.

Quanto mais florestas plantadas com manejo adequado tivermos, mais florestas nativas, a fauna e a flora serão preservados. Quanto mais compensação e oportunidade tiver quem protege e restaura a mata nativa, mais sustentabilidade – de fato! – teremos. 

Wilson Andrade é economista e diretor executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF).