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Antônio Meira Jr.
Publicado em 18 de dezembro de 2022 às 11:00
“Estamos com operação saudável na região. Isso nos dá espaço para pleitear lançamentos”, essa foi a justificativa Daniel Justo, presidente da presidente da Ford América do Sul para revelar que a empresa irá lançar dez produtos no Brasil em 2023.>
Até o momento, sete modelos foram revelados, sendo que três são picapes, três são comerciais e um esportivo elétrico, o Mustang Mach-E. No mundo das caçambas, o principal lançamento do ano será a nova geração da Ranger, prevista para junho.>
Antes dela, chegará ao país a configuração híbrida da Maverick e a icônica F-150, modelo inédito no mercado brasileiro. A Transit terá três novas opções: uma versão 100% elétrica, outra automática e uma chassi-cabine.>
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Para os outros três veículos, tenho cinco apostas. A nova geração do Mustang; o Bronco montado sobre chassis, e que concorre com o Jeep Wrangler; o Equator Sport, SUV que, como o Territory, é produzido na China; o Everest SUV de sete lugares que tem a base da Ranger e concorre com o Toyota SW4; e o Escape, modelo do porte do Toyota Corolla Cross, que poderia ser o primeiro plug-in hybrid da marca no mercado nacional.>
De acordo com o principal executivo da Ford na região, além de ampliar o portfólio, a empresa pretende fortalecer a rede de concessionárias, que atualmente conta com 110 pontos.>
MERCADO DE ELETRIFICADOS O mercado de veículos híbridos e 100% elétricos deverá fechar o ano muito próximo de 50 mil unidades licenciadas. Isso irá configurar um novo recorde: cerca de 40% acima do resultado obtido no ano passado.>
São Paulo continua sendo o estado líder no processo de transição tecnológica para os veículos elétricos, com 14.235 emplacamentos de janeiro a novembro.>
Do total, 50% das vendas foram para o Sudeste, 19% para o Sul, 15% para o Centro-Oeste, 13% para o Nordeste e 3% para o Norte.>
PROTAGONISMO BAIANO Entre as capitais com maior volume de eletrificados, Salvador ocupa a sétima posição no ranking, com 730 unidades. É a primeira posição no Nordeste, à frente de Recife (657), a nona, e Fortaleza (557), a décima.>
À frente da capital baiana estão: São Paulo (6.606), Brasília (2.191), Rio de Janeiro (2.117), Curitiba (2.0226), Belo Horizonte (1.993) e Goiânia (794).>
Lembrando que os números de Belo Horizonte são distorcidos, pois a capital mineira sedia muitas empresas de locação de veículos que são distribuídos posteriormente para todo o país.>
AVALIAÇÃO DO LEAFAtualmente em sua segunda geração, com mais de 600 mil unidades vendidas no mundo, o Nissan Leaf é oferecido no mercado brasileiro em versão única, a Tekna. >
O carro custa R$ 298.490 e é equipado com um motor elétrico que desenvolve 150 cv de potência e 32,6 kgfm de torque. A autonomia é de até 272 km. Confira a avaliação do elétrico Leaf Na comparação com um carro a combustão, a estimativa de economia com combustível é muito grande. Quem roda 10 mil km por ano irá gastar R$ 911,76 de energia elétrica, levando em consideração o kWh por R$ 0,62. Com a gasolina a R$ 5,50 e um consumo médio de 10 km/l, o custo anual é de R$ 5.500. Ou seja, uma diferença de R$ 4.588,24.>
NA TOMADA E NO POSTO A Land Rover lançou a linha 2023 do Ranger Rover Velar no Brasil com duas versões híbridas plug-in, que podem ser carregadas na tomada.>
Nessa opção, o SUV utiliza um motor 2 litros associado a um propulsor elétrico, o que resulta em 404 cv de potência e 65,2 kgfm de torque. A autonomia em modo elétrico é de 53 quilômetros. O Range Rover Velar agora tem opções híbridas que podem ser carregadas na tomada Com essa motorização, o RR Velar custa a partir de R$ 624.900. Há ainda uma opção híbrida, que não é plug-in, com motor 3 litros, que custa R$ 681.950.>
HB20 GANHA VERSÃO ESPECIAL A linha HB20 ganhou uma versão batizada como Edição Especial, que posiciona os carros acima da versão Limited, nos equipados com câmbio manual, e acima da Comfort, quando com transmissão automática. Depois da versão para a Copa do Mundo, a Hyundai lançou mais uma edição especial do HB20 Por fora, a nova versão tem faróis com projetor e DRL em LED. A cabine inclui painel de instrumentos digital e chave presencial. Nas configurações com motor 1 litro turbo, os carros ganham sistema de partida remota pela chave.>
A opção mais barata, a Edição Especial 1.0 MT, custa R$ 86.990.>
VW: EXPANSÃO COMERCIAL A partir de 2024, a Volkswagen Caminhões e Ônibus terá produção na Argentina. O projeto é fruto de parceria entre a companhia e a Volkswagen Argentina, que conta com um centro industrial na cidade de Córdoba, onde será instalada a fábrica de veículos comerciais.>