Ford usa sistema de veículos em cama para evitar noites maldormidas

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Antônio Meira Jr.
  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 13 de abril de 2019 às 06:13

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Uma pesquisa feita pela The Better Sleep Council, entidade norte-americana dedicada a estudos do sono, mostra que uma em cada quatro pessoas com relacionamento estável dorme melhor sozinha. Com o tempo, o acúmulo de noites maldormidas aumenta o risco de lesões e acidentes em casa, no trabalho e na estrada. Para minimizar isso, a Ford apresentou o protótipo de uma cama que  pode resolver o problema. A invenção é inspirada no sistema de permanência em faixa, tecnologia disponível em modelos como o Fusion e o Edge, que ajuda o motorista a não sair da pista inadvertidamente. O sistema de permanência em faixa monitora as marcações da pista e, se o veículo invadir o espaço lateral sem dar sinal, gera uma vibração de alerta no volante. Se a falha persistir, o sistema pode aplicar também torque na direção para corrigir a trajetória do veículo. Usando o mesmo conceito, a cama inteligente conta com sensores de pressão para identificar quando alguém está ultrapassando o seu lado da cama e o devolve gentilmente ao seu espaço, com a ajuda de correias movimentadoras. Ford aplica sistema utilizado em veículos na cama para evitar noites maldormidas IMAGINANDO O FUTURO Enquanto os desafios para a mobilidade continuam a crescer, a Goodyear já iniciou o desenvolvimento de pneus para o carro do futuro. É o caso de um protótipo que vai do chão às nuvens em carros voadores autônomos à medida que também serve como hélices. Esse novo conceito é um pneu dois-em-um, concebido para carros voadores autônomos e que poderia ser usado tanto para rodar nas ruas  como em um propulsor, para que o veículo atinja o céu. Entre os seus diferenciais, o pneu conta com uma série de inovações: design multimodal, estrutura não-pneumática, propulsão magnética, sensores ópticos e inteligência artificial. Essas características permitem aliviar o choque do veículo com o solo, proporcionar propulsão sem atrito, monitorar as condições dos pneus e comunicar-se com outros veículos. (Foto: Divulgação) CONTROLE DE VELOCIDADE  A Volvo Cars irá oferecer em seus modelos a possibilidade do proprietário estipular limitações na velocidade máxima do carro antes de emprestar o veículo a outros membros da família ou a motoristas mais jovens e inexperientes, que acabaram de receber a habilitação. O lançamento do recurso de segurança segue o anúncio do início de março de que a Volvo Cars limitará a velocidade máxima em todos os seus carros a 180 km/h a partir de 2020, a fim de chamar a atenção sobre os perigos do excesso de velocidade.

EDIÇÃO ESPECIAL Revelado como conceito no Salão do Automóvel de Frankfurt em 2017, o MINI John Cooper Works GP ganhará as ruas em série limitada: serão produzidas apenas 3 mil unidades do modelo, considerado o mais rápido e potente já feito pela fabricante britânica. O visual exclusivo traz spoilers dianteiros, materiais mais leves na carroceria e um enorme aerofólio traseiro. Sob o capô, um motor de quatro cilindros biturbo que rende 300 cv de potência. No momento, o novo MINI JCW GP passa por sua fase final de testes em pista antes do início da produção em série. O esportivo chegará às concessionárias em 2020. A MINI anunciou que está preparando uma configuração especial do John Cooper Works PREPARATIVOS ELÉTRICOS A partir de 2023, todos os táxis em Oslo, na Noruega, serão obrigados a não emitir poluentes e  o país quer que todos os carros novos estejam com os índices zerados até 2025. Para atingir essa meta, várias medidas estão sendo tomadas e a capital da Noruega se tornará a primeira cidade do mundo a instalar sistemas de recarga sem fio para táxis elétricos. O objetivo é tornar a recarga rápida e eficiente o suficiente para acelerar a chegada de táxis com emissão zero. O projeto usará tecnologia de indução, com placas de carregamento instaladas em pontos de táxi ligados a receptores instalados no veículo.

AUTOS NA QUARTA Por causa da Semana Santa, vamos adiantar a próxima edição deste caderno para quarta-feira, dia 17 de abril. Na semana seguinte o Autos voltará a sua programação normal, sendo encartado aos sábados no CORREIO. Acompanhe o dia a dia do suplemento pelo Instagram @garagemdoautos.