Fórum Agenda Bahia 2018: Oficina vai ensinar a analisar bases de dados 

Atividade acontece no seminário Sustentabilidade do Agora; em 8 de agosto

  • Foto do(a) author(a) Andreia Santana
  • Andreia Santana

Publicado em 22 de julho de 2018 às 05:54

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: Divulgação

As técnicas para análise de bases de dados serão mostradas no próximo dia 8 de agosto, na oficina Dados abertos e robôs: a revolução nas cidades pelo cidadão, que acontecerá no seminário Sustentabilidade do Agora, durante o Fórum Agenda Bahia 2018. As inscrições para a oficina, que é gratuita e aberta ao público, estão abertas e podem ser feitas no site: www.correio24horas.com.br/agendabahia.

O seminário acontecerá das 9h às 17h30, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no Stiep, com uma programação que contempla ainda outras oficinas e palestras (veja a programação completa aqui).

A oficina Dados Abertos e Robôs acontecerá na parte da tarde, das 16h às 17h30, e será ministrada por Juan Torres, editor de Inovação do CORREIO e gerente de projetos da Escola de Dados, uma rede global que ajuda a usar dados de forma eficiente para resolver problemas reais em prol de sociedades conscientes, sustentáveis e justas.

CONFIRA TODAS AS NOTÍCIAS DO AGENDA BAHIA

Juan Torres vai mostrar exemplos como os de Rosie e Jarbas, bots que utilizam a inteligência artificial para fiscalizar gastos públicos e compartilhar informações. Bot (diminutivo de web robot), é uma aplicação de software que realiza trabalhos autônomos e pré-programados. No caso da análise de dados, os bots ajudam os seres humanos no processamento das milhares de informações armazenadas.

A oficina tem o objetivo de mostrar como o acesso aos dados abertos e o uso da tecnologia para tratá-los e criar narrativas, pode revolucionar o exercício da cidadania e melhorar a qualidade de vida nas cidades.  Juan Torres, editor do CORREIO e gerente de projetos da Escola de Dados Oficinas

A programação do seminário Sustentabilidade do Agora foi dividida em dois momentos com seis atividades distribuídas ao longo do dia. Pela manhã, haverá duas palestras e um painel. Na parte da tarde vão acontecer as três oficinas, sendo duas abertas ao público e uma terceira para convidados.

Além da oficina sobre dados abertos, estão programados ainda o workshop Economia Circular: ecossistemas para as cidades do futuro e a oficina Yunus: Como criar negócio social através da sua empresa. 

O workshop Economia Circular é voltado para convidados como empreendedores, gestores públicos, acadêmicos e especialistas em sustentabilidade. Será ministrado por Adriana Campelo, Chief Resilience Officer da iniciativa 100 Resilient Cities, da Fundaçãoc Rockefeller.

A proposta é reunir grupos de trabalho para debater uma nova agenda para as cidades na transição para a economia circular. Os grupos vão buscar soluções para a mudança na lógica de produção, consumo e transformação de resíduos em produtos, determinando a contribuição das empresas, governos e cidadãos nessa nova economia.

Já a oficina Yunus: Como criar negócio social será aberta ao público e deverá interessar também a empresários, empreendedores e gestores públicos. Durante o encontro, os participantes irão aprender como utilizar a Social Business Canvas, ferramenta aplicada pela Yunus Brasil para desenhar e criar modelos de negócios sociais. 

Palestras e paineis

A conferência de abertura do seminário, Salvador Humana, será ministrada por Pablo Lazo, diretor da consultoria internacional Arup e professor de desenvolvimento sustentável e resiliência urbana, que irá mostrar como Salvador pode ser mais amena para seus moradores e visitantes, sem perder a competitividade.

Após a palestra de Lazo, será a vez do tema Yunus: A Transformação das Cidades pelos Negócios, com Rogério Oliveira, diretor da Yunus Brasil Negócios Sociais e mentor internacional em programas globais de empreendedorismo. 

Pablo Lazo e Rogério Oliveira irão participar ainda do painel Sustentabilidade do Agora: como pessoas e cidades se preparam para era cognitiva?, quando discutirão com a plateia assuntos como inteligência artificial, drones, big data, revolução 4.0, tecnologias verdes, economia circular, economia criativa, colaboração e resiliência. 

Outras atividades estão programadas para ocorrerem até novembro no Fórum Agenda Bahia 2018, como o Desafio de Inovação Acelere[se], realização do CORREIO com a aceleradora de startups Rede+.

O Fórum Agenda Bahia 2018 é uma realização do CORREIO, com patrocínio da Revita, apoio institucional da Prefeitura de Salvador, Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), Fundação Rockefeller e Rede Bahia.

Serviço:

Seminário Sustentabilidade do Agora / Fórum Agenda Bahia 2018Quando - Dia 8 de agosto, das 9h às 17h30Onde - Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – Fieb (Rua Edístio Pondé, 342 – Stiep - Salvador)Como participar – As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.correio24horas.com.br/agendabahia.

Programação: Sustentabilidade do Agora:

9h – Cerimônia de Abertura

9h30 – Palestra Salvador Humana, com Pablo Lazo, diretor da consultoria internacional Arup, professor de desenvolvimento sustentável e resiliência urbana em universidades na Europa e na América Latina, coordenador de estratégias na 100 Resilient Cities, da Fundação Rockefeller

10h às 10h30 – Talkshow do palestrante com a colunista do jornal O Globo e comentarista da Globonews, Flavia Oliveira

10h30 – Palestra Yunus: A Transformação das Cidades pelos Negócios, com Rogério Oliveira, diretor da Yunus Brasil Negócios Sociais e mentor internacional em programas globais de empreendedorismo como na Singularity University, no Vale do Silício

11h - Talkshow do palestrante com a colunista do jornal O Globo e comentarista da Globonews, Flavia Oliveira

11h30 às 12h30 – Painel Sustentabilidade do Agora: como pessoas e cidades se preparam para Era Cognitiva?, com Pablo Lazo e Rogério Oliveira

14h30 às 17h30 – Workshop Economia Circular: ecossistemas para as cidades do futuro, com Adriana Campelo, diretora de Resiliência da Prefeitura Municipal de Salvador e Chief Resilience Officer da iniciativa 100 Resilient Cities da Fundação Rockefeller

14h30 às 16h – Oficina Yunus: Como criar um negócio social através da sua empresa, com Rogério Oliveira

16h às 17h30 - Oficina Dados abertos e robôs: a revolução nas cidades pelo cidadão, com Juan Torres, gerente de projetos da Escola de Dados e editor de Inovação do jornal Correio