Fórum Agenda Bahia 2018: Você está preparado para a revolução digital?

Seminário Humanize[se] discutirá a era das máquinas, no dia 7 de novembro

  • Foto do(a) author(a) Andreia Santana
  • Andreia Santana

Publicado em 21 de outubro de 2018 às 06:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Em um mundo dominado pela inteligência artificial e cada vez mais organizado a partir da ciência dos dados, onde o ser humano se encaixa? Será que existe espaço para humanos e robôs conviverem e caminharem juntos? Como a tecnologia e a criatividade se juntam para desenhar realidades mais justas? Se alguma vez você já se fez essas perguntas, então vale reservar um espaço na agenda e marcar o dia 07 de novembro.

Nessa data, acontecerá o seminário Humanize[se], último evento do Fórum Agenda Bahia 2018, que vai reunir diversos especialistas para discutir os impactos da revolução digital no cotidiano das pessoas, na educação, nos negócios e nas relações de trabalho. As inscrições para participar do seminário já estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas no site: agendabahiacorreio.com.br/humanizese. O evento vai acontecer das 8h às 17h30, no Quality Hotel & Suítes São Salvador, no Stiep.

A palestra de abertura do seminário será feita pelo norte norte-americano Frank Tyneski, designer industrial mundialmente premiado que preside a RKS Design, empresa de inovação que atende desde startups até multinacionais. Tyneski fará a palestra ‘Design Para a Era Experimental’, que abordará como o design de experiência pode contribuir para um futuro que funcione para pessoas, lugares e coisas. 

Ele também comandará a oficina ‘Psico-Estética: A Arte Prática do Design Thinking’, onde pretende apresentar mapas de psico-estética que diagramam consumidores, marcas e ofertas, com as necessidades, desejos e aspirações das pessoas.  

A psico-estética é uma proposta de pesquisa multidisciplinar que visa estudar os processos de percepção, cognição e comportamento das pessoas, sendo aplicada como uma ferramenta de negócios para permitir o conhecimento dos públicos de interesse (stokeholders) de uma marca ou organização.

O objetivo da oficina de Tyneski será utilizar essa ferramenta para encontrar zonas de oportunidade em espaços ainda não explorados. Robòs podem ser aliados em um cenário positivo da revolução digital Adaptação

A necessidade de adaptação aos novos tempos, onde as mudanças acontecem mais rápido do que podemos assimilar, será o tema da palestra de Conrado Schlochauer, embaixador da Singularity University e um dos fundadores da Affero Lab, que vai apresentar o tema ‘Pensamento Exponencial: Uma Visão Humana’. 

Em sua apresentação, Schlochauer pretende explicar como o pensamento exponencial - que substitui o mundo local e linear por um novo momento global e abundante – pode ajudar as pessoas a romperem o medo da tecnologia para se prepararem para o futuro. 

Junto com Frank Tyneski e com Sil Bahia, diretora do Olabi MakerSpace, Schlochauer também irá participar do debate ‘Humanize-se: Como Homem e Máquina Podem Andar Juntos Nessa Nova Era Tecnológica?’, moderado pela jornalista Flávia Oliveira, da GloboNews.

Na programação vespertina do seminário vão ocorrer ainda três atividades. O mestre em Inteligência Artificial Eduardo Endo vai ministrar a oficina ‘O Mundo Mudou. E Você?, onde pretende trabalhar os novos modelos mentais que ajudam as pessoas a  libertarem-se de antigos paradigmas.

A outra oficina programada para a tarde – Criative[se] - será comandada por Alessandra Terumi, consultora de design organizacional e inovação. Ela vai mostrar algumas práticas para despertar e exercitar a criatividade no dia a dia, utilizando o Imagineering, o braço de design e desenvolvimento da Disney responsável pela criação e construção de parques temáticas em todo o mundo, mas que também tem aplicação no desenvolvimento de ideias em outras áreas.

Fechando a programação, acontecerá ainda o painel Tecnologia, Impacto Social e Diversidade, que reunirá Sil Bahia, Brenda Costa, cofundadora do OxenTI Menina, e Ka Menezes, professora da Faculdade de Educação da UFBA e idealizadora do Projeto Crianças Hackers. 

As três trabalham para que a tecnologia seja uma ponte entre as pessoas, ampliando ideias que impactem comunidades, promovam inclusão e capacitem jovens, promovendo a diversidade no meio digital. No painel, elas vão contar como suas experiências têm ensinado e inspirado pessoas a inovarem.

A organização Olabi, dirigida por Sil Bahia, integra redes globais no mesmo modelo dos FabLabs e já atendeu mais de 20 mil pessoas em áreas como robótica, permacultura, Inteligência Artificial, fabricação digital e artesanato. O OxenTI Menina, de Brenda Costa, trabalha inserindo e inspirando jovens mulheres no universo da tecnologia e o projeto Crianças Hackers, da professora Ka Menezes, mostra de que forma pais e filhos podem explorar juntos a cultura digital.

O Fórum Agenda Bahia 2018 é uma realização do CORREIO, com patrocínio da Braskem, Sotero Ambiental e Oi, apoio institucional da Prefeitura de Salvador, Consulado Americano, Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) e Rede Bahia e apoio do Sebrae.

Conheça os palestrantes: Frank Tyneski Designer industrial premiado internacionalmente, é o presidente da RKS Design, empresa de inovação que atende de startups a multinacionais. Conrado Schlochauer Embaixador da Singularity University e um dos fundadores da Affero Lab, maior empresa de Aprendizagem Corporativa do Brasil. Eduardo Endo Diretor dos MBAs da FIAP e mestre em Inteligência Artificial, com  formações na Hyper Island e na Nova School of Business. Alessandra Terumi Mestra em MBI pela NHTV University e Imagineering Academy, na Holanda, e consultora de design organizacional e inovação. Sil Bahia Diretora de projetos do Olabi, organização focada em  inovação social, tecnologia e diversidade, por onde coordena a Pretalab e outras iniciativas. Brenda Costa Cofundadora do OxenTI Menina, mentora da competição global Technovation Challenge e de projetos de linguagem de programação. Ka Menezes Professora da Faculdade de Educação da UFBA, presidenta do Raul Hacker Club de Salvador e idealizadora do Projeto Crianças Hackers.

Programação do Seminário Humanize[se]:

Manhã

8h - Credenciamento 9h - Cerimônia de Abertura 9h30 - Palestra Design Para a Era Experimental, com Frank Tyneski 10h - Talkshow do palestrante Frank Tyneski  10h20 - Palestra Pensamento  Exponencial: Uma Visão Humana, com Conrado Schlochauer 10h50 - Talkshow do palestrante Conrado Schlochauer  11h10 - Painel Humanize[se]: Como homem e máquina  podem andar juntos nessa nova era tecnológica?  Frank Tyneski, Conrado Schlochauer e Sil Bahia debatem a questão moderados por Flávia Oliveira 

Tarde

14h às 15h30 - Oficina Psico-Estética:  A Arte Prática do Design Thinking, com Frank Tyneski 14h às 15h30 - Oficina O Mundo mudou. E você?, com  Eduardo Endo, diretor dos MBAs da FIAP 16h às 17h30 - Oficina Criative [se], com Alessandra Terumi  16h às 17h30 - Desafio de Inovação Acelere[se]. As oito startups participantes do programa de mentorias farão um pitch para investidores em potencial 16h às 17h30 - Painel Tecnologia, Impacto Social e Diversidade, com Sil Bahia, diretora de projetos do Olabi  Markerspace, Brenda Costa, cofundadora do OxenTI Menina, e Ka Menezes, Professora da Faculdade de Educação da UFBA, presidenta do Raul Hacker Club de Salvador Bahia e idealizadora do Projeto Crianças Hackers.

*Programação sujeita a alterações.

Serviço:

O quê - Seminário Humanize-se / Evento de encerramento do Fórum Agenda Bahia 2018Quando -  07/11, 8h às 17h30Onde -  Quality Hotel & Suítes São Salvador (Rua Dr. José Peroba, 244 – Stiep)Quanto - Entrada gratuitahttps://especiais.correio24horas.com.br/humanizese/ Os formulários de inscriçãopodem ser acessados no site agendabahiacorreio.com.br/humanizese.

*Vagas Limitadas.