Em um mundo dominado pela inteligência artificial e cada vez mais organizado a partir da ciência dos dados, onde o ser humano se encaixa? Será que existe espaço para humanos e robôs conviverem e caminharem juntos? Como a tecnologia e a criatividade se juntam para desenhar realidades mais justas? Se alguma vez você já se fez essas perguntas, então vale reservar um espaço na agenda e marcar o dia 07 de novembro.
Nessa data, acontecerá o seminário Humanize[se], último evento do Fórum Agenda Bahia 2018, que vai reunir diversos especialistas para discutir os impactos da revolução digital no cotidiano das pessoas, na educação, nos negócios e nas relações de trabalho. As inscrições para participar do seminário já estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas no site: agendabahiacorreio.com.br/humanizese. O evento vai acontecer das 8h às 17h30, no Quality Hotel & Suítes São Salvador, no Stiep.
A palestra de abertura do seminário será feita pelo norte norte-americano Frank Tyneski, designer industrial mundialmente premiado que preside a RKS Design, empresa de inovação que atende desde startups até multinacionais. Tyneski fará a palestra ‘Design Para a Era Experimental’, que abordará como o design de experiência pode contribuir para um futuro que funcione para pessoas, lugares e coisas.
Ele também comandará a oficina ‘Psico-Estética: A Arte Prática do Design Thinking’, onde pretende apresentar mapas de psico-estética que diagramam consumidores, marcas e ofertas, com as necessidades, desejos e aspirações das pessoas.
A psico-estética é uma proposta de pesquisa multidisciplinar que visa estudar os processos de percepção, cognição e comportamento das pessoas, sendo aplicada como uma ferramenta de negócios para permitir o conhecimento dos públicos de interesse (stokeholders) de uma marca ou organização.
O objetivo da oficina de Tyneski será utilizar essa ferramenta para encontrar zonas de oportunidade em espaços ainda não explorados.
![]() |
Robòs podem ser aliados em um cenário positivo da revolução digital |
Adaptação
A necessidade de adaptação aos novos tempos, onde as mudanças acontecem mais rápido do que podemos assimilar, será o tema da palestra de Conrado Schlochauer, embaixador da Singularity University e um dos fundadores da Affero Lab, que vai apresentar o tema ‘Pensamento Exponencial: Uma Visão Humana’.
Em sua apresentação, Schlochauer pretende explicar como o pensamento exponencial - que substitui o mundo local e linear por um novo momento global e abundante – pode ajudar as pessoas a romperem o medo da tecnologia para se prepararem para o futuro.
Junto com Frank Tyneski e com Sil Bahia, diretora do Olabi MakerSpace, Schlochauer também irá participar do debate ‘Humanize-se: Como Homem e Máquina Podem Andar Juntos Nessa Nova Era Tecnológica?’, moderado pela jornalista Flávia Oliveira, da GloboNews.
Na programação vespertina do seminário vão ocorrer ainda três atividades. O mestre em Inteligência Artificial Eduardo Endo vai ministrar a oficina ‘O Mundo Mudou. E Você?, onde pretende trabalhar os novos modelos mentais que ajudam as pessoas a libertarem-se de antigos paradigmas.
A outra oficina programada para a tarde – Criative[se] - será comandada por Alessandra Terumi, consultora de design organizacional e inovação. Ela vai mostrar algumas práticas para despertar e exercitar a criatividade no dia a dia, utilizando o Imagineering, o braço de design e desenvolvimento da Disney responsável pela criação e construção de parques temáticas em todo o mundo, mas que também tem aplicação no desenvolvimento de ideias em outras áreas.
Fechando a programação, acontecerá ainda o painel Tecnologia, Impacto Social e Diversidade, que reunirá Sil Bahia, Brenda Costa, cofundadora do OxenTI Menina, e Ka Menezes, professora da Faculdade de Educação da UFBA e idealizadora do Projeto Crianças Hackers.
As três trabalham para que a tecnologia seja uma ponte entre as pessoas, ampliando ideias que impactem comunidades, promovam inclusão e capacitem jovens, promovendo a diversidade no meio digital. No painel, elas vão contar como suas experiências têm ensinado e inspirado pessoas a inovarem.
A organização Olabi, dirigida por Sil Bahia, integra redes globais no mesmo modelo dos FabLabs e já atendeu mais de 20 mil pessoas em áreas como robótica, permacultura, Inteligência Artificial, fabricação digital e artesanato. O OxenTI Menina, de Brenda Costa, trabalha inserindo e inspirando jovens mulheres no universo da tecnologia e o projeto Crianças Hackers, da professora Ka Menezes, mostra de que forma pais e filhos podem explorar juntos a cultura digital.
O Fórum Agenda Bahia 2018 é uma realização do CORREIO, com patrocínio da Braskem, Sotero Ambiental e Oi, apoio institucional da Prefeitura de Salvador, Consulado Americano, Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) e Rede Bahia e apoio do Sebrae.
Conheça os palestrantes:
![]() |
Frank Tyneski |
Designer industrial premiado internacionalmente, é o presidente da RKS Design, empresa de inovação que atende de startups a multinacionais.
![]() |
Conrado Schlochauer |
Embaixador da Singularity University e um dos fundadores da Affero Lab, maior empresa de Aprendizagem Corporativa do Brasil.
![]() |
Eduardo Endo |
Diretor dos MBAs da FIAP e mestre em Inteligência Artificial, com formações na Hyper Island e na Nova School of Business.
![]() |
Alessandra Terumi |
Mestra em MBI pela NHTV University e Imagineering Academy, na Holanda, e consultora de design organizacional e inovação.
![]() |
Sil Bahia |
Diretora de projetos do Olabi, organização focada em inovação social, tecnologia e diversidade, por onde coordena a Pretalab e outras iniciativas.
![]() |
Brenda Costa |
Cofundadora do OxenTI Menina, mentora da competição global Technovation Challenge e de projetos de linguagem de programação.
![]() |
Ka Menezes |
Professora da Faculdade de Educação da UFBA, presidenta do Raul Hacker Club de Salvador e idealizadora do Projeto Crianças Hackers.
Programação do Seminário Humanize[se]:
Manhã
8h - Credenciamento
9h - Cerimônia de Abertura
9h30 - Palestra Design Para a Era Experimental, com Frank Tyneski
10h - Talkshow do palestrante Frank Tyneski
10h20 - Palestra Pensamento Exponencial: Uma Visão Humana, com Conrado Schlochauer
10h50 - Talkshow do palestrante Conrado Schlochauer
11h10 - Painel Humanize[se]: Como homem e máquina podem andar juntos nessa nova era tecnológica? Frank Tyneski, Conrado Schlochauer e Sil Bahia debatem a questão moderados por Flávia Oliveira
Tarde
14h às 15h30 - Oficina Psico-Estética: A Arte Prática do Design Thinking, com Frank Tyneski
14h às 15h30 - Oficina O Mundo mudou. E você?, com Eduardo Endo, diretor dos MBAs da FIAP
16h às 17h30 - Oficina Criative [se], com Alessandra Terumi
16h às 17h30 - Desafio de Inovação Acelere[se]. As oito startups participantes do programa de mentorias farão um pitch para investidores em potencial
16h às 17h30 - Painel Tecnologia, Impacto Social e Diversidade, com Sil Bahia, diretora de projetos do Olabi Markerspace, Brenda Costa, cofundadora do OxenTI Menina, e Ka Menezes, Professora da Faculdade de Educação da UFBA, presidenta do Raul Hacker Club de Salvador Bahia e idealizadora do Projeto Crianças Hackers.
*Programação sujeita a alterações.
Serviço:
O quê - Seminário Humanize-se / Evento de encerramento do Fórum Agenda Bahia 2018
Quando - 07/11, 8h às 17h30
Onde - Quality Hotel & Suítes São Salvador (Rua Dr. José Peroba, 244 – Stiep)
Quanto - Entrada gratuita
https://especiais.correio24horas.com.br/humanizese/ Os formulários de inscriçãopodem ser acessados no site agendabahiacorreio.com.br/humanizese.
*Vagas Limitadas.
-
Startups do Desafio Acelere[se] mostrarão o quanto evoluíram em 12 semanas
-
Fórum Agenda Bahia 2018: você sabe o que é inteligência artificial?
-
Fórum Agenda Bahia 2018: Você sabe o que é Big Data?
-
Laboratórios de fabricação digital incentivam o empreendedorismo
-
Conheça iniciativas que ajudam as pessoas a entenderem a tecnologia