Fotos enviadas por veículo da Nasa reforçam sinais de vida em marte

Estudo indicou presença de lago extinto no planeta vermelho

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de outubro de 2021 às 08:13

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: AFP

As primeiras fotos em alta resolução do solo de Marte enviadas pelo rover Perseverance, da Nasa, reforçam os sinais de vida no planeta vermelho. As imagens indicam que há cerca 3,6 bilhões havia num lugar conhecido como cratera de Jazero um lago fechado alimentado por um rio.

O resultado da descoberta foi publicado na consagrada revista científica Science. Ele oferece numerosos detalhes sobre a história da cratera, que tem aproximadamente 35 quilômetros de diâmetro.

As fotos foram feitas por uma "Supercam", capaz de enviar fotos em alta resolução. Elas permitiram identificar estratos de sedimentos que são "ótimos candidatos para se encontrar sinais de vida do passado", explicou o Centro Nacional da Pesquisa Científica da França (CNRS, na sigla em francês).

Esses estratos, procedentes de um monte de 40 metros de altura batizado de Kodiak, são "sedimentos argilosos ou arenosos, nos quais é mais fácil preservar matéria orgânica", explicou o astrogeólogo Nicolas Mangold, um dos autores do estudo.

Já outro pesquisador, Sylvestre Maurice, do instituto de pesquisa em astrofísica e planetologia da Universidade Paul Sabatier, em Toulouse, as imagens indicam matéria orgânica nas profundezas do solo e nos depósitos de sedimentos do delta de um rio.

Esse tipo de matéria é produzida por organismos vivos —uma mistura de moléculas complexas de carbono, hidrogênio, nitrogênio e de umas poucas de oxigênio.

"O que confirma o interesse pela cratera Jezero por parte da astrobiologia [ciência que estuda a vida no universo]", explicou ele.

O Perseverance também detectou a presença inesperada de grandes pedras e blocos rochosos, que evidenciam a existência no passado de fortes correntes fluviais.