Frutas regionais estão sendo testadas em ração para peixes

economia
30.08.2019, 06:00:00
((foto: Ronaldo Silva / Agecom) )

Frutas regionais estão sendo testadas em ração para peixes

Experimentos com caju já apresentam resultados positivos comprovados

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Além de saboroso para os humanos, o caju tem grande potencial para se tornar um alimento importante também para os peixes. A fruta vem sendo testada como ingrediente básico na dieta de tilápias e já começa a apresentar resultados positivos.

Experimentos realizados por pesquisadores da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), no campus da cidade de Barra, mostraram que o farelo de caju pode substituir até 75% dos carboidratos convencionais, como milho e trigo. Além de garantir um alto valor nutricional, a inserção da fruta pode baratear o custo das rações usadas pelos piscicultores.

“Ainda estamos analisando a questão de mercado, mas acreditamos que seja possível reduzir entre 30% e 40% o custo final, visto que o milho corresponde a cerca de 50% da ração convencional”, afirma o professor Anderson Miranda de Souza, coordenador da pesquisa.

SUSTENTABILIDADE

Os testes foram realizados com cajus que seriam descartados, aqueles que geralmente caem do pé e não são enviados para o mercado pelos agricultores. Assim os experimentos indicam uma saída para o desperdício dos cajus amassados e uma alternativa para a utilização dos frutos que geralmente são considerados “indesejáveis” pelos consumidores.

Depois de cortados e misturados com um antifungo, o material foi desidratado e triturado. A partir daí foram adicionados os outros ingredientes comuns nas rações de tilápias, como farinha de peixe e o farelo de soja.

A mistura foi testada em 480 alevinos mantidos em tanques. Foram analisados o grau de digestão, o perfil nutricional e o desempenho dos peixes depois da oferta da ração experimental.

OUTROS FRUTOS

Outros frutos comuns na região também estão sendo testados, com o buriti, a manga e a mangaba. Os experimentos começaram há um ano por meio de uma parceria entre a UFOB, a Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). 

Os estudos contam ainda com a participação de estudantes do ensino médio, através de bolsas de iniciação científica, e com o apoio do Centro Estadual de Educação Profissional Águas (CEEP Águas). Os resultados com o caju foram tão promissores que o experimento já está em fase de patente. 

Pesquisa é coordenada pelo professor Anderson Miranda de Souza, da UFOB, em Barra. (Foto: ASCOM/UFOB)

“O caju foi o primeiro, e estamos fazendo testes para criar uma padronização, e torná-lo um ingrediente convencional. Acreditamos que a aplicação da tecnologia social para produção desta ração de baixo custo, e de grande potencial nutritivo, trará melhorias para a piscicultura no oeste da Bahia”, completa o pesquisador.

A piscicultura é uma das atividades que mais tem crescido na Bahia. Nos últimos dez anos o estado aumentou em 150% a produção de tilápias, como o Agro Bahia / CORREIO mostrou em reportagem publicada em junho deste ano. Atualmente os piscicultores baianos produzem anualmente cerca de 24 mil toneladas de tilápias, segundo a Bahia Pesca.

Pequenos agricultores têm inserido a atividade como fonte adicional de renda nas fazendas. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam ainda que a piscicultura mundial deve registrar um aumento de cerca de 100% até 2025.

Ração experimental envolve trituração das frutas in natura
Ração experimental envolve trituração das frutas in natura ((Ascom / UFOB))
Ração foi testada e esta em fase de análise de patente
Ração foi testada e esta em fase de análise de patente ((ascom / UFOB))
A pesquisa, coordenada pelo professor Anderson Miranda, conta com a participação de estudantes, como Ismael Brito, bolsista do CNPQ.
A pesquisa, coordenada pelo professor Anderson Miranda, conta com a participação de estudantes, como Ismael Brito, bolsista do CNPQ. ((ascom / UFOB))

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/youtuber-compra-mansao-de-r-65-milhoes-apenas-para-gravar-videos/
Camila Loures disse que seguirá morando em sua antiga residência
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-faz-live-nesta-sexta-feira-29-com-transmissao-no-multishow/
Apresentação da cantora será em casa e terá clássicos como O Canto da Cidade, além de canções novas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/na-frente-do-stf-bolsonarista-sara-winter-xinga-moraes-e-ameaca-persegui-lo-assista/
Alvo de operação da PF contra rede de fake news, ativista convocou manifestantes para acampar na frente da casa de ministro do Supremo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/duster-2021-veja-tudo-que-mudou-no-suv-da-renault/
Jornalista automotivo testou o modelo e apresenta suas impressões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/novelas-classicas-chegam-ao-globoplay-e-a-favorita-e-a-primeira/
'Laços de Família', 'Vale Tudo' e 'Tieta' estão entre as próximas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-parte-1-dia-de-tradicao-antecipada-teve-licor-e-forro-em-familia-em-salvador/
Para aliviar tensão da pandemia, muita gente recorreu ao humor e, claro, ao rango típico nessa segunda-feira atípica
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anitta-x-leo-dias-entenda-o-conflito-entre-a-cantora-e-o-jornalista/
Cantora afirmou que era ameaçada e chantageada há alguns anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-dicas-para-se-dar-bem-nas-selecoes-de-emprego-pela-internet/
Especialistas selecionam uma série de orientações importantes para fazer bonito nas entrevistas
Ler Mais