Futebol desperta: Academos e Platão na Unitricolor

paulo leandro
14.07.2019, 05:00:00
Atualizado: 18.07.2019, 15:21:21

Futebol desperta: Academos e Platão na Unitricolor

Aqui não entra quem não souber futebol. O Bahia está prestes a adaptar o aviso que Platão mandou colocar na porta de seu Lyceum, que pode ser interpretado como a boa semente do que conhecemos hoje por universidade.

Basta substituir: em vez de geometria, futebol. O Fazendão será o novo jardim das 12 oliveiras em honra ao herói Academus, conhecedor do local onde estava a desejada Helena, mantida sob o controle de Teseu.

Foi assim, na Guerra de Troia: graças ao conhecimento de Academus, os irmãos Castor e Polideuces puderam resgatar Helena em Atenas. Por este gol legal de Academus, passamos a chamar academia o lugar onde se produz conhecimento.

Cabe ao Bahia, de curvo-pensar, refundar a academia, com a criação de uma universidade. O que era visto como alienação, ou algo que nos priva da lucidez de compreender o mundo, agora passa a ser epistemé.

É uma virada conceitual e tanto esta que se propõe colocar a serviço do conhecimento todo o afeto que produz sentido ao futebol. Uma inversão de jogo que pode-se dizer uma nova quebra de paradigma no mito de sucessão para os deuses do desporto e da ciência.

Tornar o futebol, fonte de luz, é uma honra ao deus Thot dos egípcios e uma oferenda a Oxalufã no panteão africano, mas se preferirem o Senhor Javé ou qualquer outra divindade também está valendo e mesmo os ateus de boa vontade estão felizes.

O projeto de uma universidade fertilizada no Bahia tem o dom de unir as várias possibilidades de bahias em um só entendimento, papel dedicado à deusa da imaginação, a ‘junta-coisas’: mais que um clube, o Bahia será centro de conhecimento.

E quanto conhecimento estaria ao alcance em um ambiente turbinado pela afetividade do torcedor-aluno? Não se pode deixar de convidar o professor Huizinga, o homo ludens. É na brincadeira, na ludicidade, na diversão, é na bola, enfim, que se faz a cultura.

Que tal pensar aspectos da mutação de Salvador a partir de conteúdos relacionados ao Bahia, tomando como premissa o fato de o clube ter se espalhado pela cidade e seus aficcionados aderirem entusiasmados ao Carnaval e festas populares?

Uma antropossociologia do Bahia poderia acender luzes, no âmbito das letras, sobre nossa riquíssima linguagem e até mesmo, quem sabe, arriscar algo maior, como o falar baianês a partir do que se verifica nos diálogos das arenas.

A ciência política, até então, muito pouco interessada por futebol, poderia despertar para pesquisar o relacionamento, ora antagônico, ora complementar, entre o poder no clube e o poder na cidade e no Estado.

A formação multiétnica de jogadores e torcedores seria um atalho para pensar o ethos (jeito de ser) e valores morais, tomando como base, muito além da tolerância, a admiração pela crença de todos juntos e misturados ao caldeirão cultural que chamamos Bahia.

Também nas escolhas religiosas, o conhecimento via Bahia poderia servir de traço de união em momento delicado destas tradições, um passe preciso para marcar impedimento nas desavenças e recuperar a concórdia ameaçada por brigas sem noção.

Que a Universidade do Bahia prospere, tenha o re-conhecimento da cidadania e possa dar a todos nós a alegria de unir nosso brinquedo favorito ao sonho de Platão e à glória de Academus.

Paulo Leandro é jornalista e professor Doutor em Cultura e Sociedade


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/trailer-final-de-star-wars-a-ascensao-skywalker-e-divulgado/
Imperador Palpatine retorna com destaque maior que nos outros trailers
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-retirada-de-oleo-praias-de-morro-de-sao-paulo-tem-acesso-liberado/
Garapuá e Boipeba também foram limpas, mas banho de mar ainda não é recomendado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/senhora-eduardo-bolsonaro-vira-meme-apos-correr-de-jornalistas-veja-video/
Novo líder do PSL na Câmara fez aparição surpresa na Câmara
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/torcedores-do-olympiacos-invadem-campo-e-agridem-fas-do-bayern/
Confusão aconteceu na partida dos times sub-19, antes do duelo da Liga dos Campeões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/explosao-em-quintal-matou-ate-as-baratas-da-vizinha-nao-tem-mais-acabou/
Vídeo de caminhoneiro destruindo 'ninho' de insetos no Paraná viralizou; assista
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mais-de-15-tonelada-de-oleo-ja-foi-retirada-de-duas-praias-de-morro-de-sao-paulo/
Banho na Segunda e Terceira praias está suspenso; vídeo mostra óleo em Garapuá
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/motorista-infarta-perde-controle-e-bate-onibus-em-loja-na-heitor-dias/
‘Estou passando mal, vou infartar’, disse motorista antes de perder controle de ônibus. Ele foi socorrido pra hospital
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/libaneses-cantam-baby-shark-para-acalmar-crianca-assustada-durante-protestos-veja/