Futurismos Ladino Amefricanas, uma convocação

Plataforma multidisciplinar abre inscrições para exposição de trabalhos em fotoperformance. 

  • Foto do(a) author(a) Flavia Azevedo
  • Flavia Azevedo

Publicado em 22 de janeiro de 2021 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A ideia de Sanara Rocha é fortalecer coletividade. Então, reunir artistas e pensadores/as negros/indígenas brasileiros/as, numa galeria online. Além das artistas convidadas, outros/as seis serão selecionados/as sendo 50% das vagas da exposição reservadas para indígenas aldeadas ou autodeclaradas indígenas. 

Entre as as artistas selecionadas, já estão Attews Shamaxy, Dorotiane, Laís Machado, Ric Andrade e Tina Melo. Sanara Rocha divide a curadoria com a costureira, artista visual e performer Jeisekê de Lundu e com a diretora teatral, performer e pesquisadora das artes Diega Pereira.

As fotoperfomances devem se referir aos saberes negro-indígenas brasileiros e às suas ressignificações no contexto da contemporaneidade. O resultado da exposição vira revista gratuita online e, em seguida, a obra multilinguagem A Mulher Sem Cabeça, dividida em dois experimentos audiovisuais a serem estreados em abril. 

O projeto é contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Matos, Prefeitura de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO O que - Inscrição para exposição online do projeto Futurismos Ladino Amefricanas  Quando - até 31 de janeiro Onde - https://bityli.com/9TQ9d Requisitos - maiores de 18 (dezoito) anos, brasileiros/as, preferencialmente do Norte ou Nordeste, trabalhos que se enquadrem nas diretrizes da linguagem fotoperformance. Foto: Suenio Alves/divulgacao Dorotiane é uma multiartista travesti paraibana que atua como estilista, costureira, maquiadora, diretora, performer e DJ Foto: Lais Machado/divulgação Laís Machado é artista do corpo, feminista, soteropolitana. Tem projetos autorais nas artes cênicas, performance-arte, instalação, fotografia e audiovisual foto: Diney Araújo Ric Andrade é pessoa negra não binária que atua, produz, pesquisa, encena e performa, com experiência na área das artes cênicas, com ênfase na direção e interpretação teatral. Bacharel em artes cênicas – direção teatral, pela UFBA  foto: Nina Claire/divulgação Tina Melo nasceu em Cachoeira, é graduada em artes plásticas pela UFBA, onde faz, atualmente, doutorado em artes visuais. É mestra em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas pela UFRB e especialista em Estudos Étnicos e Raciais pelo IFBA  Foto: Flor de Mururê Attews Shamaxy, que se identifica como travesti não binária, cabocla e preta, atua como dançarina, pesquisadora e professora de dança, escritora e produtora de eventos com temáticas raciais e de gênero Foto: Adeloya Magnoni Sanara Rocha é feminista negra, pesquisadora, produtora cultural e multiartista com atuação nacional e internacional. É mestre em cultura e sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade do IHAC-UFBA (2020) e bacharel em artes cênicas pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, habilitada à direção teatral (2011). Ex-integrante do grupo NATA - Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas, onde atuou como percussionista e desenvolveu pesquisa etnomusical. É integrante do NUCUS – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas Gêneros e Sexualidades na linha de Lesbianidades, Interseccionalidades e Feminismo.