Gefferson Vila Nova apresenta coleção no Casa de Criadores

correio afro
28.07.2021, 17:19:05
Atualizado: 28.07.2021, 18:33:17
(Fotos: Thais Medeiros)

Gefferson Vila Nova apresenta coleção no Casa de Criadores

Designer de moda baiano criou linha masculina com peças atemporais, em edição limitada

Conhecido por imprimir nas suas criações uma assinatura sportwear associada a uma alfaiataria contemporânea e ao high street, o designer baiano Gefferson Vila Nova apresenta sua coleção cápsula na próxima quinta-feira, às 20h, no site do Casa de Criadores, evento voltado à moda autoral. 

Looks da coleção de Gefferson Vila Nova são originalmente masculinas, mas vestem todos os públicos

Intitulada Das Spring/Summer 2021/2022, a série de looks masculinos busca transmitir o desejo de fugir da realidade diante do contexto pandêmico que o mundo se encontra. O insight para o processo criativo se deu durante o estudo de modelagem para um macacão e, também, aventais e gorros destinados a profissionais de saúde.

“Adotei, então, uma modelagem de parka para fazer o avental, assim como do macacão. Fiz uma parka de TNT (tecido não tecido), produzi algumas fotos. O efeito visual se aproximou muito do algodão. A ideia da coleção surgiu a partir dessa modelagem”, conta o criativo.

O resultado são peças atemporais, em edição limitada, criadas em processos de recycling e upcycling, através da utilização de tecidos de fibras naturais e tecnológicos, que contam com o apoio da Vicunha Têxtil, uma das líderes do segmento no Brasil e no mundo.

A dinâmica criativa de Gefferson Vila Nova inclui ainda a garimpagem dos têxteis reafirmando a essência criativa da marca homônima que investe, desde seu surgimento em 2013, em uma proposta circular para o universo fashion.

Sentido atemporal
A escolha de “Das”, da língua alemã, para o nome da coleção é assinalada ainda pela preocupação do designer baiano em reafirmar os sentidos atemporal e livre de padrões inseparáveis à marca. Em alemão, além dos gêneros “masculino” e “feminino”, existe o “neutro” – “das”.

“A coleção é pensada, em especial, para um homem que gosta de design, de explorar essas possibilidades fashion na roupa. Ao mesmo tempo, pode ser agênero. Trabalho com medidas para o corpo masculino, mas faço um convite às todes a experimentarem os shapes mais amplos. As peças, principalmente a camisaria, transitam e extrapolam os rótulos ligados ao vestir”, afirma Vila Nova.

Entre as criações, o designer destaca as parkas que integram o DNA da marca homônima, as bermudas inspiradas no universo do surf, shorts curtos mesclando elementos da alfaiataria clássica com modelagens esportivas, compondo uma coleção cuidadosamente elaborada e influenciada pelo street wear made in Bahia.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas