Gerente da base do Bahia, Marcelo Vilhena é desligado do clube

e.c. bahia
06.12.2019, 19:29:00
Atualizado: 07.12.2019, 09:12:32
Marcelo Vilhena estava no Bahia desde março do ano passado (Foto: Divulgação/EC Bahia)

Gerente da base do Bahia, Marcelo Vilhena é desligado do clube

Setor é alvo de críticas por resultados ruins em 2019

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


O planejamento do Bahia para a temporada 2020 também vai passar por mudança nas divisões de base. Gestor do setor, Marcelo Vilhena não fará mais parte do clube.

O desligamento acontece em um período de baixa nas divisões de base do tricolor. Este ano, o Bahia acumulou resultados ruins na Copa São Paulo, em que não passou da primeira fase; somou apenas um ponto em nove jogos no Brasileirão sub-17, sendo lanterna do grupo; e foi o 12º colocado no Campeonato Brasileiro sub-20.

O Esquadrão acumulou mau resultado também no plano regional, sendo eliminado nas quartas de final do Baiano sub-17. Já os times sub-20 e sub-15 foram campeões estaduais.

O último tropeço da base tricolor aconteceu na Copa do Nordeste, em que o time sub-20 caiu ainda na primeira fase do torneio.

Marcelo Vilhena chegou ao Bahia em março de 2018. Na época, ele substituiu Marcelo Lima e tinha a missão de promover a reformulação do setor.

Em 2019, a base do Bahia foi alvo de críticas também porque nenhum atleta formado em casa foi lançado ao time principal. Em entrevista ao Programa do Esquadrão, o presidente do clube, Guilherme Bellintani, explicou a saída e afirmou que não vai contratar um substituto. 

"Queria comunicar algumas mudanças em relação às categorias de base. Algumas coisas que já planejávamos desde o início de ano, modelo, organograma. Desligamento de Marcelo Vilhena: fez grande trabalho ao longo de um ano e meio, quase dois anos. Implantou modelos que vão render frutos. Tinha outro projeto profissional, e estava na hora da gente fazer algumas mudanças. A mudança não vem só da saída de Vilhena. Mudança de estratégia, da forma de trabalhar, consertar e trazer novos caminhos que a gente acha que precisa trazer melhores resultados. Antecipamos o planejamento 2020 e anuncio o desligamento de Vilhena. A gente entendeu, ele também, que era a hora de reformular e implantar uma estratégia mais ousada para a base", disse Bellintani. 

"Não vamos trazer ninguém para o lugar de Marcelo [Vilhena]. Estamos conversando, vamos implementar, Vilhena segue até o fim do ano, vamos fazer na base algo parecido com o que fizemos em outros setores. Extinguimos a figura de líder e fortalecemos lideranças que fazem trabalhos específicos. Retirando a liderança principal e fortalecendo lideranças setoriais. Mudamos o modelo com a saída de Vilhena, que é muito mais em função de rever a estratégia do que de mudar uma pessoa por outra. Vamos mudar a forma de atuar trazendo exemplos de outros clubes", continuou o gestor.  

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nivus-ja-rodamos-na-bahia-com-o-novo-suv-da-volkswagen/
Em vídeo, apresentamos as primeiras impressões sobre o veículo que tem piloto automático inteligente e detector de fadiga
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-zidane-renata-fan-recebe-parabens-de-david-beckham-assista/
Ex-jogador inglês enviou mensagem que foi reproduzida no ‘Jogo Aberto’, da Band
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pf-cumpre-mandados-contra-quadrilha-que-fraudou-mais-de-r-4-milhoes-do-inss/
O grupo é investigado por, pelo menos, 80 benefícios previdenciários suspeitos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/5-filmes-que-voce-deve-assistir-para-apreciar-as-trilhas-de-ennio-morricone/
Compositor, que morreu aos 91 anos, era grande nome da música no cinema
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rapper-baiano-hiran-lanca-segundo-disco-galinheiro/
Disco tem participações especiais de Tom Veloso, Majur e outros artistas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/serie-baiana-que-revela-salvador-sombria-ja-esta-disponivel-no-amazon-prime/
Produção tem roteiro e direção de Julia Ferreira, baiana que estudou cinema em Londres e Madri
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/netos-de-luiz-gonzaga-divulgam-nota-de-nojo-por-uso-de-musica-em-live-de-bolsonaro/
Jair Bolsonaro convidou o presidente da Embratur para tocar durante a live da última quinta
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moradores-da-lapinha-falam-ao-contrario-e-tem-um-dialeto-o-gualin/
Há meio século, falar ao contrário é considerado sinal de pertença para os moradores “raiz” do bairro da Lapinha
Ler Mais