Gerente da base do Bahia, Marcelo Vilhena é desligado do clube

Setor é alvo de críticas por resultados ruins em 2019

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2019 às 19:29

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/EC Bahia

O planejamento do Bahia para a temporada 2020 também vai passar por mudança nas divisões de base. Gestor do setor, Marcelo Vilhena não fará mais parte do clube.

O desligamento acontece em um período de baixa nas divisões de base do tricolor. Este ano, o Bahia acumulou resultados ruins na Copa São Paulo, em que não passou da primeira fase; somou apenas um ponto em nove jogos no Brasileirão sub-17, sendo lanterna do grupo; e foi o 12º colocado no Campeonato Brasileiro sub-20.

O Esquadrão acumulou mau resultado também no plano regional, sendo eliminado nas quartas de final do Baiano sub-17. Já os times sub-20 e sub-15 foram campeões estaduais.

O último tropeço da base tricolor aconteceu na Copa do Nordeste, em que o time sub-20 caiu ainda na primeira fase do torneio.

Marcelo Vilhena chegou ao Bahia em março de 2018. Na época, ele substituiu Marcelo Lima e tinha a missão de promover a reformulação do setor.

Em 2019, a base do Bahia foi alvo de críticas também porque nenhum atleta formado em casa foi lançado ao time principal. Em entrevista ao Programa do Esquadrão, o presidente do clube, Guilherme Bellintani, explicou a saída e afirmou que não vai contratar um substituto. 

"Queria comunicar algumas mudanças em relação às categorias de base. Algumas coisas que já planejávamos desde o início de ano, modelo, organograma. Desligamento de Marcelo Vilhena: fez grande trabalho ao longo de um ano e meio, quase dois anos. Implantou modelos que vão render frutos. Tinha outro projeto profissional, e estava na hora da gente fazer algumas mudanças. A mudança não vem só da saída de Vilhena. Mudança de estratégia, da forma de trabalhar, consertar e trazer novos caminhos que a gente acha que precisa trazer melhores resultados. Antecipamos o planejamento 2020 e anuncio o desligamento de Vilhena. A gente entendeu, ele também, que era a hora de reformular e implantar uma estratégia mais ousada para a base", disse Bellintani. 

"Não vamos trazer ninguém para o lugar de Marcelo [Vilhena]. Estamos conversando, vamos implementar, Vilhena segue até o fim do ano, vamos fazer na base algo parecido com o que fizemos em outros setores. Extinguimos a figura de líder e fortalecemos lideranças que fazem trabalhos específicos. Retirando a liderança principal e fortalecendo lideranças setoriais. Mudamos o modelo com a saída de Vilhena, que é muito mais em função de rever a estratégia do que de mudar uma pessoa por outra. Vamos mudar a forma de atuar trazendo exemplos de outros clubes", continuou o gestor.