Gigantes da mineração conversam com Bamin sobre projeto em Caetité

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Donaldson Gomes
  • Donaldson Gomes

Publicado em 22 de abril de 2019 às 05:18

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Bamin cobiçada O avanço nas obras de conclusão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), o preço do minério de ferro e o cenário de quedas na produção e nas vendas da Vale previstos para este ano, após suspensões em diversas operações por motivos de segurança estão se refletindo em buscas de informações sobre o projeto da Bahia Mineração (Bamin), em Caetité. Além dos já sabidos contatos com empresas chinesas, a Bamin tem chamado a atenção de outros grandes players do setor, segundo informações de quem acompanha de perto o projeto da mina em Caetité. Uma das empresas interessadas era a própria Vale. Representantes da empresa, inclusive, estiveram em Caetite e percorreram todo o traçado da Fiol, segundo informações exclusivas que chegaram ao Farol Econômico. No caso da gigante da mineração brasileira, as conversas esfriaram após a tragédia em Brumadinho (MG), dias após a visita. Questionada a respeito do assunto, a Bamin respondeu através de sua assessoria de comunicação que tem recebido demonstrações de interesses de empresas, de diversas partes do mundo, mas que não pode comentar eventuais negociações em andamento por conta de cláusulas de confidencialidade. 

Ferrovia O trecho da Fiol entre Caetité e Ilhéus está praticamente pronto e deve ser licitado até o final deste ano. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) solicitou ao governo da Bahia informações adicionais a respeito da demanda, que, segundo informações, já foram encaminhadas. O estudo de viabilidade para o segundo trecho, entre Caetité e Água Boa, em Goias, também já foi encaminhado, entretanto, a expectativa é que esta etapa seja licitada mais adiante. 

Bahia Norte Desde agosto de 2010, quando foi iniciada a concessão do Sistema BA-093, a Concessionária Bahia Norte já repassou R$ 89,5 milhões em ISS aos sete municípios na área de influência direta do empreendimento – Camaçari, Simões Filho, Salvador, Lauro de Freitas, Mata de São João, Dias D’Ávila e Candeias. O montante foi registrado no último mês de março. “Esta era uma receita inexistente para os municípios, que certamente vem contribuindo em muitos aspectos para o desenvolvimento socioeconômico na região da concessão”, ressalta o presidente da Bahia Norte, Guilherme Eloy. A Bahia Norte já investiu R$ 298 milhões nos 11,2 quilômetros de vias.

Tecnogres A marca baiana Tecnogres, do Grupo Fragnani, quer expandir a participação no mercado pernambucano, que em 2018 representou 8,3% das vendas, após crescimento de 12%. A perspectiva é aumentar mais 15% dessa fatia este ano, com o patrocínio da 4ª RioMar Casa, entre 25 e 26 de maio, em Recife. 

Previdência Amanhã, o Corecon-BA recebe os economistas Fabio Giambiagi e Paulo Kliass, para um debate sobre a reforma da Previdência, às 14h, na Fieb.