Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 11 de junho de 2021 às 15:30
- Atualizado há 2 anos
Outro dia, navegando pela internet, vi um comentário um tanto quanto interessante que dizia: Gil do Vigor foi uma pessoa que conseguiu um feito, ele reuniu todas as tribos em uma só torcida.>
Gil, que até janeiro desse ano era “apenas” um mestre em Economia, entrou para o BBB 21 no time pipoca mas, após quase cinco meses da estreia da edição, o economista, que deixou a competição em quarto lugar, se estabeleceu como uma celebridade, conquistando todo o país.>
Fica a dúvida, o que vale mais? Ganhar um milhão e meio em um programa de TV ou ganhar o amor de seguidores de todos os nichos?>
Não foi escolha dele, mas Gil se encaixa perfeitamente na segunda opção!>
Com seu jeito todo especial, Gil conseguiu unir em uma mesma torcida boleiros como Gabigol e Neymar, atrizes como Ingrid Guimarães e Fernanda Paes Leme, e cantoras como Pabllo Vittar e Solange Almeida, além, é claro, dos anônimos.>
Se dentro do programa Gil era entretenimento puro, fora ele é 100% influente, a ponto de agregar contratos e aparições das mais diferentes. O mesmo Gil que faz campanha publicitária do Santander, da Bis, do Boticário, do WhatsApp, das Casas Bahia, pôde ser visto na transmissão da 25ª Parada LGBTQIA+ no GNT, ressaltando a importância do evento, e ainda ter o seu bordão, “O brasil tá lascado!”, citado pelo senador Omar Aziz, na CPI da Covid.>
Gil é a definição de multifacetado. Sua figura pública tornou-se algo tão grande, que virou referência para a sociedade, podendo transitar em vários meios e situações facilmente. Do entretenimento à opinião. Do conhecimento ao achismo.>
Gil, agora oficialmente no instagram como @gildovigor alcançou um patamar difícil e muito almejado, ele se transformou em referência a ponto de causar mudanças. A participação de Gil no BBB gerou mudanças até na Igreja Mórmon, que agora aborda a identidade de gênero com os estudantes. Então, podemos dizer que o Gil chegou lá!>
Mas lá aonde?>
Gil conseguiu romper a imagem de celebridade momentânea e se transformou em um símbolo, e isso lhe assegura proteção e apoio, fazendo com que sua figura carismática seja facilmente aceita por públicos diversos, algo que é difícil de ser feito por construção midiática, sem que o personagem principal realmente tenha as características ofertadas.>
Aliás, talvez esse tenha sido o diferencial de Gil, as pessoas conseguem enxergar a verdade nele, desde os gritos de indignação com algo que acontecia dentro do jogo, até aos agradecimentos pelas inúmeras formas de carinhos que ele vem recebendo.>
Gil exerce posição de maior peso no espaço brasileiro de influencers, alterando as regras do jogo e as possibilidades de influência e notoriedade em novos ambientes. O personagem se faz presente nas redes, e sua simplicidade, simpatia e extroversão contagiaram o grande público, atribuindo, em sua presença, sentimentos de resistência e luta.>
Os seus discursos transcendem sua posição como um influencer, transformando-o também num ativista da luta LGBTQIA+. Em sua trajetória pós-BBB, o envolvimento de Gil em temas relativos à comunidade e à LGBTQIA+fobia foi muito expressivo: recentemente, no dia 30/5, após publicações com teor homofóbico de grandes nomes do entretenimento, Gil discutiu com as personalidades e reforçou seu compromisso na luta contra a discriminação.>
Gil assume seus erros, medos, falhas, cicatrizes e isso gerou nas pessoas uma empatia que se transforma em influência e, que por sua vez, é monetizada. A presença marcante e os diversos bordões, fizeram de Gil do Vigor uma pessoa que é reconhecida em sua verdade, podendo ser ao mesmo tempo um economista apaixonado pela profissão, um cristão fervoroso, um homem de língua afiada para responder aos outros e o Gil da cachorrada que o Brasil aprendeu a gostar.>
É isso que que chamo de vencer na vida, Brasiiiiil!>
Gil virou um ilustre querido para as pessoas, serviu entretenimento nesse momento e agora colhe os frutos de sua trajetória. A origem humilde e os atos reais, o transformaram em uma pessoa que prende a atenção e gera engajamento. Por isso, mesmo que o contrato com a Globo seja só mais uma das etapas que ele conquistou, certamente o veremos em mais e mais propagandas, entrevistas, gerando memes e engajamento.>
Vale lembrar que Gil é um apaixonado pela sua profissão e defende com unhas e dentes os estudos, e que este é o único e melhor caminho para mudar uma trajetória, fazendo mães e pais por todo o país baterem palmas de pé com o conselho do vigoroso.>
Gil é pop, não só por gostar das músicas de estrelas como Britney Spears, mas por ter conseguido romper barreiras sendo ele mesmo e, com isso, ser acolhido pela sociedade, perfis e marcas. Seja vendendo iogurte ou falando de economia, a imagem criada por ele segue captando atenção e jogando luz para o que ele se envolve, e não há quem possa discordar ou se dizer indignado.>
Flávio Santos é CEO e cofundador da MField>
Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade dos autores>