Golpes por WhatsApp cada vez mais arrojados: saiba como se proteger

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) O Que A BA Quer Saber
  • O Que A BA Quer Saber

Publicado em 21 de outubro de 2020 às 06:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Com a pandemia, muitas pessoas deixaram de trabalhar ou acumularam prejuízos financeiros enormes. Os criminosos, porém, não pararam: pelo contrário, aumentaram a carga na tentativa de extorquir pessoas desesperadas pela crise.

Um crime muito corriqueiro tem sido os golpes de clonagem do WhatsApp. Basicamente, o golpista entra no seu perfil e começa a enviar mensagens para os seus amigos e familiares, alegando dificuldades e pedindo para que transfiram dinheiro.

O que chama a atenção é a audácia dos criminosos, que têm tornado o golpe cada vez mais arrojado e convincente. Eles chegam a imitar a maneira como seu amigo te chama ou puxam de novo algum assunto antigo para que você acabe caindo.

Nesse podcast, trazemos histórias de vítimas desse golpe. Tantos pessoas que tiveram o WhatsApp clonado como aquelas que acabaram transferindo dinheiro para os bandidos. Além disso, ouvimos especialistas para saber a quem recorrer.

Como ouvir o podcast? Escolha o seu aplicativo favorito:

Para ouvir no Deezer, clique aqui. Para ouvir no Spotify, clique aqui. Para ouvir no Apple Podcasts, clique aqui. Para ouvir no Google Podcasts, clique aqui. 

Você também pode ouvir no player abaixo ou fazendo o download:

QUE PODCAST É ESSE? O que a Bahia Quer Saber é uma produção diária do CORREIO. Nele, trazemos sempre programas temáticos, debatendo algum conteúdo extremamente local - ou seja, um assunto que interessa direamente à vida de quem mora em Salvador e na Bahia.

MAS O QUE É PODCAST? É um programa de áudio igualzinho a um de rádio, mas que você pode ouvir quando, onde e como quiser - pulando, pausando ou adiantando os trechos, se preferir. Basta ter um aplicativo de músicas (como Spotify), um aplicativo para podcasts (do Google ou da Apple) ou simplesmente dar o play na janela acima.

>> Clique aqui para ver episódios anteriores do O Que a Bahia Quer Saber