'GoT' está rápida demais essa temporada - e isso está atrapalhando a série

Por Carol Neves

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2017 às 17:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Episódio mostrou batalha Além da Muralha (Foto: Divulgação) Game of Thrones exibiu neste domingo (20) o sexto episódio da temporada, 'Beyond the Wall'. Como geralmente acontece com os penúltimos episódios da série, teve seus momentos bombásticos e surpreendentes - abrandados, para muitos, pela obviedade de alguns desenvolvimentos, vazamento de roteiros por hackers e até do episódio inteiro, neste caso. A noite é escura, cheia de horrores e de spoilers.

(Só leia a seguir se tiver assistido o sexto episódio da temporada atual de 'GoT')

O episódio foi emocionante. Sou tão favorável a cenas com dragões salvando o mundo quanto qualquer um, mas a verdade é que 'Beyond the Wall' acabou ressaltando algumas coisas irritantes da temporada como um todo:

No 220 Você lembra quando Daenerys levava temporadas inteiras para sair de um lugar? Ou quando Catelyn Stark fez uma longa viagem para ir pessoalmente levar informação ao marido? Arya passou episódios e episódios na estrada. Houve uma época em Westeros que os corvos não chegavam tão rápido quanto SMS. Esse tempo passou - muito provavelmente pela necessidade de correr com a história em apenas 7 episódios, ao invés dos tradicionais 10 de temporadas passadas. Agora, em um mesmo episódio, Gendry voltou correndo para a Muralha, mandou um corvo, Daenerys recebeu em Dragonstone, voou para o norte...

Roteiros furados E o que acontece quando a série começa a correr demais? Alguns detalhes do roteiro começam a ficar descuidados e parecer improváveis. "You know nothing, Jon Snow": o plano de ir para Além da Muralha foi claramente um mecanismo dos roteiristas para os dragões acabarem ali e acontecer a cena que fechou o último episódio. É um plano que cheira a idiotice desde que foi mencionado e, voilà, foi mesmo. Tudo isso para pegar um caminhante e convencer Cersei da iminência da chegada deles. Enfraquecida no momento, Cersei é o tipo de personagem que possivelmente vai estar nem aí para caminhantes lá ao Norte, como ela mesma já adiantou para Jaime. Talvez aceite uma trégua para sua própria conveniência, já que teve parte do exército exterminado e está cogitando contratar mercenários. Única coisa boa que veio da viagem foi descobrir que basta matar o Rei da Noite para dizimar os demais - o que não é muito revolucionário, já que, imagino, matá-lo sempre seria uma prioridade.

'Dragão ex-machina' Deus ex-machina é uma expressão latina que indica uma solução para descomplicar casos que pareciam impossíveis. Uma espécie de mágica que resolve problemas. Tipo Daenerys chegando de dragão na hora exata que Jon e companhia estão perdendo feio. Nem seria tão problemático se Game of Thrones não estivesse usando a torto e a direito. Jon está fraco, congelando e prestes a morrer? Manda o Tio Benjen para o resgate (esse só aparece para isso mesmo). 

Todos podem morrer? Game of Thrones capturou a imaginação de todos quando matou Ned Stark, na primeira temporada. Até então, ele podia ser considerado o protagonista da série e muitos ficaram esperando até o fim que algo fosse evitar sua morte. Não foi o caso. A série nunca teve problemas com mortes, mas essa temporada parece que está se dedicando a eliminar somente os chamados "camisas vermelha" - personagens sem significado. Jaime esteve à beira da morte, diante da boca de um dragão, apenas para ser salvo no último instante por Bronn. Aliás, houve uma batalha pesada no episódio, com direito a dragão queimando gente, e ninguém mais significante que o irmão de Sam que mal conhecemos morreu - até o próprio Bronn seria mais relevante. No último episódio, mais uma batalha com caminhantes e ninguém que o espectador conseguiria lembrar o nome rapidamente morreu. Thoros é salvo pelo Cão, Jorah quase cai do dragão, Jon sobrevive de novo... Simplesmente não é muito provável. Ao expor os personagens a riscos e riscos e não concretizar nenhum deles, a série perde um pouco o sentimento de urgência, de que tudo pode acontecer.

Problemas com personagens Pode ser que Arya e Sansa estejam armando algo em conjunto para cima de Mindinho - seria um sonho vê-lo perder no seu próprio jogo para as irmãs Stark! Mas por enquanto o que estamos vendo é Sansa, depois de anos de sofrimento, causado, em partes, também por Mindinho, aparentemente se confidenciando e aconselhando com ele. Mandou sua aliada mais fiel para distante. Arya, treinada na arte da enganação, também parece não ter percebido que Mindinho a está manipulando. Jaime não está tendo um grande arco na temporada - mais do que nunca está à reboque de Cersei. E depois de seis temporadas pintando Daenerys como uma libertadora de povos a série agora quer fazer crer que a proximidade do Trono de Ferro está deixando-a cruel, evocando o pai, o Rei Louco. Esse último desenvolvimento talvez nem seja tão vítima da falta de tempo, já que todo episódio jogam algo nessa linha, principalmente através de Tyrion, mas ainda está parecendo a serviço de enaltecer o outro candidato ao trono, o pelo jeito legítimo Jon Snow, como o sensato, mais ligado ao povo.

Veja o trailer da finale: