Governo veta shows em três largos do Pelourinho por motivos de segurança

salvador
31.05.2017, 19:45:00
Atualizado: 31.05.2017, 20:06:18

Governo veta shows em três largos do Pelourinho por motivos de segurança

Secult já havia anunciado fechamento de praças para reforma, mas resolveu mantê-las abertas para visitação até que haja liberação de recurso e cronograma definido

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A Secretaria da Cultura do Estado (Secult) anunciou, nesta quarta-feira (31), que manterá abertos os três largos do Centro Histórico de Salvador – Tereza Batista, Quincas Berro d’Água e Pedro Archanjo, mas sem a realização de shows nos espaços por motivo de segurança.

Os largos somente serão fechados para a requalificação quando o cronograma de obras detalhado estiver concluído e os recursos para a execução das obras forem liberados para o início imediato dos serviços, informa nota divulgada pelo governo.

Segundo a Secult, as obras de requalificação têm por objetivo modernizar as instalações e garantir maior segurança. Utilizados para shows durante todo o ano e administrados pelo governo baiano, os largos passarão por obras estruturais e de modernização, contemplando a reforma do sistema elétrico, reforço da estrutura dos palcos e do guarda-corpo, dentre outras melhorias.

Há duas semanas, o governo havia informado que a obra nas três praças iria durar três meses, com fechamento compulsório, após recomendação do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura da Bahia (Ipac) e do Corpo de Bombeiros.

A necessidade de isolamento das áreas foi constatada durante uma vistoria realizada em abril, que apontou que o local precisava de reformas estruturais de emergência dos largos. Ao todo, devem ser investidos R$ 2,4 milhões nas obras das três praças.

São João no Pelô garantido
Ainda conforme o governo, mesmo sem a realização de eventos nos três largos, a festa do São João no Centro Histórico está garantida com uma programação diversificada e eclética nos moldes dos anos anteriores. Este ano, a festa será realizada de 22 a 24 de junho e contará com uma grade de 36 grandes atrações que se revezarão nos três principais palcos montados no Centro Histórico – no Terreiro de Jesus, Largo do Pelourinho e no Cruzeiro de São Francisco.

O detalhamento da programação do São João do Pelô será apresentado pelo governo durante coletiva de imprensa que acontecerá nos próximos dias.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas