Graciosa força: conheça o balé fitness

Plié, tendu, passé... conheça o método que mistura exercícios de ginástica com movimentos de balé

  • Foto do(a) author(a) Gabriela Cruz
  • Gabriela Cruz

Publicado em 19 de março de 2015 às 07:15

- Atualizado há um ano

Criadora do Ballet Fitness, Betina Dantas quis inovar no look e lançou uma linha com a marca 2Peace (Fotos/divulgação)Uma atividade que intercala movimentos do balé com abdominais, flexões e agachamentos conquistou famosas e anônimas no Brasil. O motivo? Deixa o corpo da mulher definido sem aquele volume extra típico de quem pega pesado na musculação. Os primeiros resultados aparecem em apenas dois meses, garante Betina Dantas, criadora do Ballet Fitness.

Bailarina profissional formada pela Royal Academy, em Londres, na Inglaterra, e graduada em Educação Física, a goiana começou a desenvolver o método de treinamento há dez anos, depois que uma contusão no tornozelo a afastou da dança. “Tentei outras atividades, mas nada me deixava com o físico de bailarina”, revela.

Betina tem como alunas em seu estúdio, em São Paulo, famosas como as atrizes Danielle Winits e Karina Bacchi, as blogueiras Carol Magalhães e Gabriela Pugliesi e a apresentadora Sabrina Sato. Ela também assina linhas de roupa em parceria com duas marcas do segmento de dança e fitness: a 2Peace e a Body For Sure.

Para a professora, o sucesso se deve a vários fatores: “As aulas não são monótonas, os resultados são rápidos e visíveis, o corpo fica longilíneo, elegante. Além disso, alcança todo tipo de mulher, da que tinha um sonho de infância de dançar à bailarina profissional que faz as aulas para prevenir lesões”.

A blogueira Gabriela Pugliesi foi uma das primeiras famosas a divulgar os benefícios do Ballet Fitness para o corpo femininoPara alcançar esses resultados, não são usadas caneleiras nem outros acessórios, apenas o peso do corpo. “Acho pouco provável ter problemas com esse método. Ele é baseado em exercícios com pés apoiados ao solo, isso dá mais estabilidade e menos estresse na região do joelho”, avalia o médico Silvio Sevciuc. “Entretanto, qualquer pessoa que vai fazer uma atividade física, mesmo que não tenha nenhum problema de saúde conhecido, deve passar por um cardiologista, fazer os exames básicos e ter um atestado de saúde”, acrescenta o cirurgião de quadril e joelho.

As aulas do Ballet Fitness são dadas apenas por professores treinados por Betina, justamente para evitar qualquer tipo de problema. “Eles precisam ser bailarinos profissionais, formados em Educação Física e fazer parte de escolas licenciadas”, explica. Em Salvador, o Ballet Bahiano de Tênis  oferece o método desde o ano passado. A Academia Bodytech em breve também terá as aulas no seu rol de atividades.

Várias modalidades, um objetivo

Xtend Barre, Ballet Máster, Balé Adulto. O que não faltam são opções para quem quer entrar em forma com técnicas de balé. Em comum, todas podem ser feitas por mulheres de qualquer idade, mesmo aquelas que nunca calçaram uma sapatilha.

Sucesso nos Estados Unidos, o Xtend Barre usa os princípios do Pilates e do balé para trabalhar força, alongamento, flexibilidade, condicionamento e postura. A professora Laiz Morena Pereira dá aulas da modalidade na Companhia de Jazz Viviane Lopes, na Pituba (71 3345-6071).

O Ballet Máster também deixa o corpo em dia e mata a vontade de quem tinha o sonho de ser bailarina ou quer voltar a dançar. “As aulas trabalham o corpo e a alma”, garante a ex-bailarina Mariana Bittencourt, 38 anos, aluna da professora Cláudia Moreno Schiavo no Ballet Bahiano de Tênis (BBT), na Graça (71) 3237-3615.

Na escola também dá para arriscar uma aula de Street Pop Funk com a professora Ana Talita. Os movimentos lembram os de divas com Beyoncé. Na Bodytech (Shopping da Bahia – 3450-1832), a dica é fazer o Balé Adulto. Tem aulas para turmas iniciantes e avançadas.