Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Grande Salvador teve mais de 7 mil raios em noite chuvosa, diz instituto

Dados são do Elat, do INPE. Em toda Bahia, foram mais de 125 mil, afirma Climatempo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2021 às 15:27

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

A Bahia registrou mais de 125 mil raios na noite da quinta-feira (4), em meio a fortes chuvas, segundo registros do Climatempo.  Os dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Elat), ligado ao INPE, mostram um número significativo, mas abaixo do registrado pelo Climatempo: 50.865 raios em todo estado. Só na Região Metropolitana de Salvador, foram 7.409 raios das 17h até às 23h59.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para essa sexta-feira (5), mas embora o tempo tenha continuado nublado, até a tarde de hoje a quantidade de chuva diminuiu. A previsão é de ventos intensos, e média de chuva que pode chegar a 100 mm.

A previsão para o fim de semana é de tempo nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. No sábado, a temperatura vai de 23ºC a 27º C. No domingo, varia de 24ªC a 27ªC. 

Aulas suspensas As aulas no Colégio Estadual Luiz Viana foram suspensas, em Brotas, na manhã desta sexta-feira (5), devido à falta de luz na unidade de ensino. O motivo foi um raio que caiu dentro da escola, afetando o sistema de energia elétrica.

De acordo com a Coelba, técnicos da distribuidora foram encaminhados à unidade de ensino durante a madrugada, mas não conseguiram acessar a escola para realizar o serviço. O serviço foi realizado e concluído nesta manhã.

Segundo a Secretaria da Educação do Estado (SEC), as aulas do turno matutino serão repostas e dos demais turnos serão retomadas tão logo o fornecimento da energia seja normalizado.

Raios A Coelba reforça que somente os seus técnicos estão autorizados a intervir na rede elétrica. Caso algum objeto tenha caído sobre a fiação, é necessário acionar a concessionária pelos canais de atendimento disponíveis e não se aproxime dos fios.