Grupos pró-democracia se unem contra manifestações anti-constitucionais

salvador
31.05.2020, 17:03:00
Atualizado: 31.05.2020, 20:35:22
Manifestantes pró democracia prometem continuar as manifestações em Salvador por tempo indeterminado (Arquivo pessoal/reprodução)

Grupos pró-democracia se unem contra manifestações anti-constitucionais

Atos aconteceram por todo o país; em São Paulo houve confronto

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


O domingo foi dia de manifestações em prol da democracia por todo o país. Em Salvador, os atos ocorreram nas proximidades da  Mouraria, no início da manhã, quando representantes de torcidas e outros membros da sociedade civil organizada confrontaram um grupo de apoiadores do governo Bolsonaro (sem partido) e da reabertura do comércio, que planejava uma carreata pelas ruas da cidade. 

A saída dos carros foi atrasada e não houve confronto direto, no entanto, os manifestantes relataram momentos de tensão, principalmente quando os apoiadores bolsonaristas agrediram vebalmente os primeiros manifestantes que chegaram ao local, com palavras de cunho racista. 

A presença dos grupos contrários foi acompanhada pela polícia militar, que até ensaiou reprimir os grupos, mas se deparou com o fato de que não houve desordem e que, a rigor, os dois lados feriam a determinação municipal de evitar aglomeração. Logo, se houvesse detenção, ela precisaria contemplar todos os presentes, fato que também geraria aglomeração.

A polícia militar tentou envitar os atos, mas preferiu acompanhar o desenrolar da manifestação que se dipersou por volta das 10h (Foto: arquivo pessoal)

A representante da torcida Imbatíveis, do Vitória, Bete Dantas, fez questão de ressaltar que, à partir dessa data, onde houvesse manifestação de apoio contra a democracia, que incentivasse o racismo, a misoginia e ferisse os direitos civis, os grupos estariam presentes. “Numa democracia, é possível viver com a divergência, mas não vamos deixar o fascismo crescer. Aqui, a covardia e o desrespeito não se criam”, disse a manifestante, acusando o grupo  contrário de covardia contra alguns manifestantes. Por volta das 10h, os grupos se dispersaram, prometendo novas manifestações. 

Paulista

Em São Paulo (capital), a polícia militar precisou usar gás de efeito moral e spray de pimenta para dispersar uma briga entre os apoiadores do presidente (que se vestiram de verde e amarelo) e os manifestantes pró democracia (que estavam de preto ou com uniformes de torcidas como Corinthians e Palmeiras ).

O confronto ocorreu na Avenida Paulista, por volta das 13h30, e mesmo com a polícia separando os grupos com cordão de isolamento, as provocações foram inevitáveis, fato que ocasionou a briga. 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moradores-da-lapinha-falam-ao-contrario-e-tem-um-dialeto-o-gualin/
Há meio século, falar ao contrário é considerado sinal de pertença para os moradores “raiz” do bairro da Lapinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/elza-soares-aos-90-e-cheia-de-projetos/
Cantora lança releitura de 'Juízo Final' e faz live neste sábado (4), com participação de Flávio Renegado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cheias-de-bossa-bebel-gilberto-lanca-parceria-com-martnalia/
Confira também o clipe Hipnose, de Larissa Luz, e a canção Caxixi, de Mariene de Castro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-o-video-filha-interrompe-entrevista-por-videochamada-e-vira-sensacao-nas-redes/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bia-doria-e-val-marchiori-geram-revolta-ao-falar-de-sem-teto-gostam-de-ficar-na-rua/
Socialite e primeira-dama do estado de SP disseram que pessoas não vão para abrigos pois 'não querem responsabilidades'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/leonardo-villar-protagonista-de-o-pagador-de-promessas-morre-aos-96-anos/
Ele eternizou o personagem Zé do Burro em filme premiado que se passa na Bahia
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ciclone-bomba-onda-derruba-portao-e-invade-garagem-de-predio-em-sp-assista/
Ressaca atingiu praias na Baixada Santista e deixou rastro de destruição
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mestre-lourimbau-e-localizado-e-esta-internado-em-hospital-no-pau-miudo/
Parentes e artistas fizeram campanha para encontrar berimbalista de 72 anos
Ler Mais