Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Guarda Civil fecha acesso ao Porto do Barra para evitar aglomerações

Local recebeu grande fluxo de pessoas neste domingo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2021 às 15:30

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: .

A praia do Porto da Barra, uma das mais requisitadas de Salvador, ficou com pouca areia para muita gente, neste domingo de sol (22). Os baianos aproveitam o dia ensolarado para pegar uma cor e curtir o mar. Só que muita gente teve a mesma ideia e acabou gerando uma aglomeração nas faixas de areia, que já são reduzidas por ali. Por conta disso, só houve uma saída: interditar o local. 

Depois de registrar um grande fluxo de pessoas, o que vai contra às restrições de distanciamento social da pandemia da covid-19, equipes da Guarda Civil Municipal restringiram o acesso à praia após as 13 horas deste domingo. A medida visa garantir que o ambiente seja utilizado com mais segurança pelos banhistas, através do cumprimento de protocolos de segurança estabelecidos pela prefeitura. 

Quem acessou a faixa de areia antes do fechamento, pôde continuar no local. Foi o quinto domingo, desde março de 2020, que as praias soteropolitanas ficaram abertas aos domingos. Desde que foram reabertas, elas têm recebido grande público. 

O supervisor de operações de varejo, Luan Santos, 26, passa pela Barra todos os dias, de bicicleta, entre às 13h e 14h. “Passo pela região da Barra todos os dias de bicicleta. Hoje, a praia estava muito cheia. Sempre passo lá aos finais de semana nesse horário e fica muito cheia, nem dá pra ver a areia”, conta o supervisor.  

Nos outros dias do final de semana foram a mesma situação. Isso fez com que ele parasse de frequentar o local. “Na sexta-feira e no sábado, passei entre 17h e 18h, e estava bem cheia a orla, os bares também. Eu frequentava antes da pandemia, ainda não tenho coragem de ir à lugares cheios. Passo lá só de bicicleta”, explica Luan Santos.  

De acordo com a Guarda Civil Municipal, a interdição foi feita porque já não dava mais para ver a faixa de areia. "A falta de espaço aberto possibilitou verificar o início da aglomeração", informou. O fechamento do acesso foi feito exclusivamente neste domingo, mas, quando necessário, a Guarda Civil pode realizar outras intervenções, já que existem equipes constantemente monitorando o local. 

O Porto da Barra, como possui uma faixa de areia curta, facilita a formação de multidões. Ela é considerada um dos cartões postais de Salvador e já chegou a ser apontada como uma das praias mais bonitas do mundo pelo jornal britânico The Guardian. 

*Sob orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro