Guarda Municipal fará rondas nos pontos de ônibus de Salvador

salvador
17.09.2021, 13:00:00
Atualizado: 17.09.2021, 13:00:16

Guarda Municipal fará rondas nos pontos de ônibus de Salvador

Já o programa Meu Ponto Iluminado vai levar luz em LED para as quase 4 mil paradas

A Guarda Municipal de Salvador fará rondas nos pontos de ônibus nos horários de pico e esses locais vão receber iluminação em LED. A novidade foi anunciada nesta sexta-feira (17), pelo prefeito Bruno Reis, e já estão em andamento. As mudanças foram solicitadas pela população que se sente insegura ao sair de casa para trabalha ou ao voltar do serviço.

Os detalhes foram apresentados em um evento virtual. Batizada de Operação Arcanjo Azul, a ação da Guarda Municipal vai contar com 60 profissionais distribuídos em 20 viaturas que vão fazer rondas nos 30 principais pontos de ônibus. O critério usado para escolher as paradas será a quantidade de passageiros e os índices de violência, por isso, os locais podem mudar. As ações vão acontecer sempre das 5h às 8h, e das 17h às 20h.

Para a dona de casa Antônia Fernandes, 55 anos, a notícia trará um pouco mais de alívio. Apesar de não exercer atividades fora de casa, ela tem um filho que sai cedo para trabalhar. “Ele sai sempre 5h30, e eu fico com o coração na mão. A violência do jeito que está, com as pessoas matando umas as outras por conta de um celular. Bom saber que terá rondas nesse horário”, disse.

Meu Ponto Iluminado vai levar luz em LED para as paradas (Foto: Betto Jr/ Secom)

Além da presença dos guardas, a prefeitura deu início a outra iniciativa. O programa Meu Ponto Iluminado vai levar iluminação em LED para as 3,8 mil paradas de Salvador. Essa mudança já começou, 13 pontos receberam reforço e outros 20 serão contemplados nesse fim de semana. Na prática, dois postes com iluminação branca são colocados ao lado das paradas para clarear a região.

O prefeito Bruno Reis apresentou os detalhes das duas novidades e disse que o mobiliário urbano dos pontos de ônibus também será trocado. O processo para substituição está em licitação, mas a proposta é deixar as paradas mais modernas e ainda mais iluminadas.

"Este programa é um complemento ao Iluminando Nosso Bairro, que já modernizou 75% das localidades de Salvador. Nosso objetivo é melhorar a segurança, dar mais conforto ao usuário, garantir economia e melhorias estéticas. Com o programa, estamos colocando dois postes em todos os pontos, reforçando assim a iluminação para os cidadãos que aguardam o transporte. Assim, a Prefeitura tem dado apoio na questão da segurança pública”, afirmou.

A cerimônia de lançamento do programa contou com as presenças do diretor de Iluminação Pública, Júnior Magalhães; do diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da GCM, Maurício Lima; da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos; e dos secretários de Ordem Pública (Semop) e de Mobilidade (Semob), Marise Chastinet e Fabrizzio Muller, respectivamente.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas