Guia do Enem: o que é preciso saber antes de ir para a prova

Confira serviços, documentos e informações sobre a prova

Publicado em 3 de novembro de 2018 às 08:02

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo CORREIO

Um conselho para quem vai fazer o Enem neste domingo (4): durma uma hora mais cedo hoje. É que o  horário de verão vai começar exatamente no primeiro dia do exame. Como a Bahia ficou de fora da mudança, os portões serão abertos às 11h para acompanhar Brasília e serão fechados, impreterivelmente, às 12h. A prova começa a ser aplicada às 12h30.

No site do CORREIO estão disponíveis 17 simulados elaborados por professores da SAS Plataforma de Educação, parceiro do jornal no projeto Revisão Enem. Amanhã à noite será publicado um gabarito extraoficial.

Serviços Ônibus  A Prefeitura de Salvador vai disponibilizar frota extra de ônibus nos dois dias. O reforço será de 86 linhas com um total de 515 veículos. As linhas de ônibus atenderão aos principais corredores da orla, miolo e Subúrbio.

Documentos O cartão de confirmação deverá ser apresentado nos dois dias de prova. Só serão aceitos documentos de identificação original, oficial e com foto. Quem perdeu ou teve os documentos roubados poderá apresentar o boletim de ocorrência, mas só se o fato aconteceu a, no máximo, 90 dias do primeiro dia de provas.    

Canetas  Os candidatos precisam levar caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Borracha, caneta de material não transparente e corretivo são proibidos. O mesmo vale para lápis, lapiseira, livros e manuais. Dispositivos eletrônicos também serão vetados.

Guarda-volume Haverá um envelope porta-objetos. O recipiente deve ser fechado, lacrado e deixado debaixo da cadeira até terminar a prova. 

Língua O candidato não poderá trocar a opção de língua estrangeira, inglês ou espanhol, na hora da prova.

Banheiro Quem quiser ir ao banheiro será acompanhado por um fiscal.

Eliminação Os candidatos não podem usar óculos escuros e boné, chapéu, viseira, gorro ou qualquer acessório que cubra os cabelos ou as orelhas. Quem desrespeitar os horários, estiver armado ou perturbar a ordem estará fora.

Revista Todos os candidatos podem ser revistados, incluindo os que usarem artigos religiosos. Depois das 12h, quem se comunicar com qualquer pessoa que não seja  o aplicador ou fiscal estará eliminado. Não será possível deixar o local de prova antes das duas primeiras horas de aplicação.