Haja luz: Rua Chile foi primeira a ter sistema de iluminação elétrica em Salvador

clarissa pacheco
05.04.2020, 05:00:00

Haja luz: Rua Chile foi primeira a ter sistema de iluminação elétrica em Salvador


Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Rua Chile, vista a partir da Praça Castro Alves, em maio de 1991
Rua Chile, vista a partir da Praça Castro Alves, em maio de 1991 (Foto: Almiro Lopes/Arquivo CORREIO)

A Rua Chile vista da Praça Castro Alves é uma das imagens mais conhecidas dos soteropolitanos. Nesta foto, de maio de 1991, a fiação, os semáforos e os postes certamente não são o que mais chama a atenção. Mas, menos de 90 anos antes, nada disso existia aí - nem em qualquer outro lugar de Salvador.

A rua conhecida como a primeira do Brasil foi também a primeira via pública de Salvador a receber um sistema de iluminação elétrica. Era 8 de dezembro de 1903, dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia. Naquele mesmo dia, a rua que passaria a ser conhecida como Rua Chile era entregue após uma reestruturação. 

“Não foi a primeira vez que se viu eletricidade. Em 1902, a Faculdade de Medicina já tinha e, em 1896, algumas cabines do Elevador Lacerda também. Mas, a Rua Chile foi a primeira a ter uma iluminação pública sistemática”, explica o historiador Daniel Rebouças, que é especialista em iconografia.

Ainda assim, mesmo que a luz elétrica já fosse conhecida em Salvador, existe uma tradição, explica Daniel, em considerar a rua do Centro como pioneira. "A tradição é considerar a iluminação da Rua Chile, pelo próprio simbolismo dela na memória de Salvador", aponta o historiador, autor do livro 'A Cidade da Bahia e a Eletricidade', lançado em 2018, e que aborda parte da história econômica, política e humana de Salvador ao longo dos séculos XIX e XXI, à medida que a eletricidade se instalava ena cidade.

Por já haver eletricidade da capital, a iluminação da Rua Chile não foi algo que deixou a população, assim, tão surpresa. A partir dali, a iluminação de Salvador aconteceu, explica Ddaniel, de forma mais "parcelada". "O sistema de iluminação para casas começa mais ou menos em 1906, que é quando se inaugura algumas usinas, mas era um sistema bem precário, para algumas ruas, alguns estabbelecimentos comerciais", completa.

O salto no sistema de iluminação de Salvador acontece só em 1931, quando se inaugura a Usina de Bananeiras - hoje chamada de Usina de Pedra do Cavalo. Atualmente, ela abastece mais da metade de Salvador, além de cidades do Recôncavo, onde está localizada.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-um-susto-targino-se-prepara-para-cantar/
Músico sofreu grave acidente de carro, mas escapou ileso e agora se prepara para fazer lives
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-sera-comemorado-com-maratona-de-lives-promovidas-pelo-correio/
Serão seis apresentações de bandas e cantores durante o projeto, que arrecadará doações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/junho-chegou-correio-promove-lives-para-comemorar-o-sao-joao/
Apresentações acontecem sempre às sextas e sábados de junho, às 19h
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/editorial-fotografado-a-distancia-une-tres-paises-na-quarentena/
O ensaio foi realizado pela plataforma Zoom, usando celular
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-de-marrom-a-bahia-tambem-ensina-ao-mundo-como-cantar-e-dancar-forro/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/copo-de-leite-faz-haddad-acusar-bolsonaro-de-brindar-supremacistas-brancos-entenda/
Leite tem sido usado como símbolo por neonazistas nos EUA; petista enxergou provocação após repercussão de mortes de homens negros. Presidente nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anastacia-comemora-80-anos-com-muito-forro/
Cantora e compositora lança EP com produção de Zeca Baleiro e parcerias com Mariana Aydar, Chico César e Amelinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nizan-guanes-vai-entrevistar-roberto-medina-abilio-diniz-e-washington-olivetto/
As entrevistas são parte do Sunday Night Live que o publicitário tem realizado em sua conta do Instagram
Ler Mais