Hamilton faz a pole na Bélgica e iguala recorde de Schumacher

Inglês chega à 68ª pole na carreira, igualando a marca do alemão

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2017 às 14:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: Loic Venance/AFP

O britânico Lewis Hamilton será o pole position no GP da Bélgica, em corrida que acontece domingo (27), a partir das 9h. Neste sábado (26), o piloto cravou 1m42s533 e fez o melhor tempo do treino classificatório, em Spa-Francorchamps. Com o resultado, Hamilton chega a um importante marco na carreira, ao conquistar sua 68ª pole position e se igualar a Michael Schumacher como recordista em poles. Na segunda posição largará Sebastian Vettel, com Valtteri Bottas em terceiro.

Hamilton foi homenageado pelo feito quando ainda estava na pista. Ao tirar o capacete, foi cumprimentado por Ross Brawn, que trabalhou com o próprio Schumacher durante praticamente toda a carreira do alemão. Emocionado, o inglês chorou ao escutar as palavras de Brawn, que levou um recado da família de Schumi, e agradeceu: "Eu tive o privilégio de correr com o Michael. Eu tive a honra de disputar poles com ele", disse o piloto inglês.

Punido com cinco posições, Felipe Massa largará em 18º. A advertência ao piloto da Williams ocorreu após o brasileiro exceder a velocidade durante bandeiras amarelas duplas, durante o terceiro treino livre, também neste sábado.

O GP da Bélgica não tem sido bom para Massa. Na sexta, ele se acidentou no primeiro treino livre. No segundo, a Williams não preparou o carro a tempo. O brasileiro voltou para a terceira atividade, mas não fez um bom tempo e criticou o carro após deixar o treino oficial no Q1. “O carro não é competitivo o suficiente. Sofremos no treino da manhã e mudamos o carro para a classificação para ver se melhorava alguma coisa. Se melhorou, não foi o suficiente para estar na briga. Saímos ainda no Q1 dessa vez, o que mostra que a situação é crítica nesta pista. Não deveria ser um circuito ruim para nós, mas está sendo péssimo, mostrando que o carro, ao invés de andar para frente, está andando para trás”, reclamou Massa.