Hinos homéricos ao deus do Fútil

paulo leandro
07.04.2019, 05:00:00

Hinos homéricos ao deus do Fútil

Canto a ti, Apolo das mais belas artes, que em tudo vê harmonia, no toque suave e preciso da cítara, agradecemos a visão do mais incrível gol que já se vira, ainda no seu campo, da meia Lua, em glória a Selene, o player do Sampaio atirou o balão honrando ao filho de Hiperyon, o Titã... a cruzar os céus tricolores, Hélio, em carruagem de fogo, na ‘descaída’, queimou o barbante dos incréus...

Canto a ti, deusa da regularidade, mãe pitagórica, Matemática de igualdades e distinções, mundo das certezas, para registrar a série de 7 empates de 1x1, com uma derrota, do Leão rei do equilíbrio, pois de quem se pode esperar confiança é aquele que produz sempre o previsível e dali não faz movimento e nenhuma vitória se pode esperar de quem não vence a si próprio...

Estes fragmentos de hinos homéricos, séculos V ou IV a.C., jamais foram encontrados, porque só existem na imaginação do esforçado estudante de mitologia grega, torcedor do Vitória. Mas dão a ideia da classificação heroica para as quartas da Lampions Liga.

O gol marcado por Apolo e a matemática da regularidade destruíram a temida realidade. A arte e o imprevisível espantaram o tédio do abominável e tacanho jogo ‘normal’!

A trajetória da pelota, ao ser alçada pelos pés do Apolo maranhense, desenhou o imaginário coletivo com um arco-íris a abrir o portal da beleza, reivindicando autenticidade, unicidade e a aura dos santos e das obras de arte: vinde a nós, Benjamim!

Histéricos gritos de ira de Themis, antes de violentada e devorada por Zeus, ecoaram na praia dos titãs: seus 12 pontos deram para comprar uma cadeira de plástico duro número 5, na Z-Norte. Não deu, em quinto não passou!

Restou paletar ao Campo Grande, para ver com o oráculo do ‘Pé-do-Cabloco’ se vai dar pra vencer o ‘anão’ pela milésima-quinquagésima-terceira vez.

Já o Nego 1798, o dos Alfaiates, enfrentou os brancos e ficou em quarto – última vaga - com sete empata-alegrias.

Sete vinhos embriagam Dioniso: sete empates de 1x1, remetendo à página 47 da Ética a Nicômaco, editora Ateneu, quando Aristóteles fala do equilíbrio.

É com o equilíbrio que vêm a regularidade e a confiança no outro. Se o ‘conge’ (valeu, Serjião!) dá sempre a mesma posição, se o patrão paga em ‘dias’,  se de quatro em quatro anos tem eleição, então há confiabilidade. Só se vive com crenças e hábitos!

Regularidade é o concreto e o tijolo no puxadinho da confiança. Acresce a poesia trágica de Eurípides, pois deu-se o Leão ao sacrifício: não ganhou uma sequer, jejum de amor, não deu umazinha! E passou, está dentro, espumante, liso!

Correto e cordial, o Leão guarda um pontinho a todo seu irmão. Para que ganhar? Este é o Vitória de fé, ao igualar-se sete vezes, como previram os voduns de sete mares e sete serras.

A carta sete do tarot de Marseille é a do carro: viagem (à Fortaleza), proteção e sucesso.

Manifestações sobrenaturais – gol de Apolo e a deusa da Regularidade - merecem cantos homéricos, hinos, epopeias, poemas, elegias, tragédias e comédias, pois são encaixes do ‘futilball’ no Kosmo, a Grande Ordem de harmonia e perfeição.

Os idiotas da objectividade, que fazem culto ao facto, hão de mofar no insalubre Hades, onde os espera a sombra implacável do deus da crônica e da dramaturgia!

Paulo Leandro é jornalista e professor Doutor em Cultura e Sociedade


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-foco-e-total-aqui-neymar-se-apresenta-a-selecao-brasileira/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-um-dos-destinos-mais-procurados-pelos-soteropolitanos/
Potencial do povoado Baixio atraiu o empreendimento Ponta de Inhambupe
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pm-morre-apos-ser-baleado-dentro-de-hotel-no-dois-de-julho/
Vídeo mostra hora do disparo, que atingiu o soldado no rosto
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-agride-e-ameaca-de-morte-funcionarios-de-restaurante-em-salvador/
Caso ocorreu na noite desta quinta-feira (23) em empreendimento na Cardeal da Silva
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/esse-cara-vai-me-matar-luisa-sonza-fala-sobre-regressao-de-whindersson-apos-briga/
Youtuber se envolveu em confusão com influencer Carlinhos Maia; entenda
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/plateia-abandona-sessao-por-cenas-de-sexo-explicito-de-filme-em-cannes/
Cena de sexo bastante longa em banheiro entre personagens foi criticada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/classico-caverna-do-dragao-e-revivido-em-live-action-para-comercial/
A recepção da propaganda foi tão boa que internautas logo pediram um filme
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/juntos-e-shallow-now-5-versoes-do-hit-menos-piores-que-a-de-paula-fernandes/
Tem nos ritmos forró, country e, claro, no estilo pagodão da La Fúria; ouça
Ler Mais