Hoje é sexta-feira: os mil e um usos do dendê que você nem imaginava

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) O Que A BA Quer Saber
  • O Que A BA Quer Saber

Publicado em 14 de agosto de 2020 às 06:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Sexta-feira é o dia da semana em que o dendê vem à nossa mente e aos nosso corações. Nesse dia, poucos são os baianos que resistem ao sentir um aroma de moqueca, vatapá, caruru ou mesmo de acarajé.

É normal que você associe o dendê à comida. Mas você sabia que esse fruto, tão enraizado na cultura baiana e na nossa história, tem mil e uma outras utilidades? Tudo - literalmente tudo - dele pode ser reaproveitado para criar cosméticos, produtos de higiene e até combustíveis.

Escolha o seu aplicativo favorito para ouvir o nosso podcast:

Para ouvir no Deezer, clique aqui. Para ouvir no Spotify, clique aqui. Para ouvir no Apple Podcasts, clique aqui. Para ouvir no Google Podcasts, clique aqui. 

Nesse podcast, a gente aborda esses diversos usos do dendê que você nem imaginava. E também discute um projeto de tornar do Dendê do Baixo Sul um produto de identificação geográfica, valorizando sua história e sua ancestralidade.

A entrevista é com Adaílton Francisco, coordenador do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Baixo Sul.

Você também pode ouvir no player abaixo ou fazendo o download:

QUE PODCAST É ESSE? O que a Bahia Quer Saber é uma produção diária do CORREIO. Nele, trazemos sempre programas temáticos, debatendo algum conteúdo extremamente local - ou seja, um assunto que interessa direamente à vida de quem mora em Salvador e na Bahia.

MAS O QUE É PODCAST? É um programa de áudio igualzinho a um de rádio, mas que você pode ouvir quando, onde e como quiser - pulando, pausando ou adiantando os trechos, se preferir. Basta ter um aplicativo de músicas (como Spotify), um aplicativo para podcasts (do Google ou da Apple) ou simplesmente dar o play na janela acima.

>> Clique aqui para ver episódios anteriores do O Que a Bahia Quer Saber