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CCR nega e diz que passageiro foi detido por "colocar em risco integridade"
Da Redação
Publicado em 17 de novembro de 2021 às 12:35
- Atualizado há um ano
Um passageiro do metrô de Salvador acusa seguranças da CCR Metrô de racismo depois de uma abordagem na noite da terça-feira (16), na Estação Rodoviária. "Em plena semana de consciência negra, que todo mundo pleiteia o respeito, acontece isso dessa forma", diz ele.
O autônomo Caíque Vitor Paiva, 29 anos, diz que tentou recarregar o cartão do metrô, mas encontrou os terminais quebrados. Ele diz então que foi fazer uma reclamação. "Eu fui agredido, hostilizado, discriminado e desrespeitado como cidadão. Fiquei impedido de acessar e chegar ao meu destino, que era minha casa", disse, em entrevista à TV Bahia.
Ele conta que foi até uma funcionária identificada como Adriana reclamar que não havia opção de pagar a passagem porque o sistema estava inoperante. Diz que então ela o chamou de "duro", por não ter os R$ 4,10 da passagem. "Mas a máquina tem modalidade de crédito".
Os vigilantes então começaram a hostilizar Caíque, segundo relato dele. "Não souberam fazer a tratativa de forma correta. Fui agredido", relata. "Pisam no meu pescoço, estou aqui ferido, meu celular ficou danificado, tentaram pegar minha carteira".
Ele foi levado para a Central de Flagrantes, onde foi ouvido e liberado na madrugada desta quarta (17). "Fui notificado como crime de desacato", afirma. Agora, ele está acompanhado por um advogado e deve prestar queixa.
Em nota, a CCR Metrô diz que não tolera violência e atitudes agressivas. Afirma que o passageiro foi abordado quando tentava danificar o equipamento de autoatendimento da estação e se exaltou, "colocando em risco a integridade dos clientes e colaboradores no local".
"Por isso, houve a necessidade de atuação dos Agentes de Atendimento e Segurança para contenção do homem, e solicitado apoio da Polícia Militar que encaminhou o cliente, conforme protocolos de segurança. A empresa destaca ainda que conta com programa contínuo de capacitação dos seus colaboradores, com foco total no atendimento e na segurança humanizada", diz o texto.