Homem é preso depois de tentar matar ex-mulher e incendiar casa

Crime aconteceu em Itaju do Colônia e, segundo a polícia, ele não aceitava o fim do relacionamento que terminou há cinco anos

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 8 de agosto de 2017 às 16:28

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O vaqueiro Neilton Paixão dos Santos, o Quirica, 41 anos, foi preso nesta segunda-feira (7) depois de tentar esfaquear a ex-esposa e colocar fogo na casa em que ele morava com o atual companheiro. O crime aconteceu no município de Itaju do Colônia, no Sul da Bahia, no mês passado. Segundo a polícia, Neilton não aceitava o fim da relação. Ele foi indiciado por tentativa de feminicídio, quando o crime é praticado contra uma mulher por ela ser mulher. 

O titular da Delegacia de Itaju do Colônia, Miguel Cicerelli, contou que Neilton e a vítima moraram juntos por oito anos, mas o casamento chegou ao fim há cerca de 5 anos. Depois da separação, a mulher foi morar com outro homem, mas Neilton não aceitava o fim da relação. 

"A vítima relatou que durante a relação que teve com ele havia agressão. Ela não denunciou, mas contou que foi agredida várias vezes. Eles já estavam separados há cinco anos, mas, mesmo assim, ele não aceitava o fim da relação", contou o delegado. Neilton foi preso quase um mês depois dos crimes (Foto: divulgação/ Polícia Civil) No dia 12 de julho, Neilton saiu de casa e foi até a rua Rio de Contas, onde morava a ex-esposa. Era por volta das 21h quando ele chegou no local armado com uma faca. Segundo a polícia, ele tentou esfaquear a mulher, mas foi impedido pelo atual marido dela. Inconformado, Neilton foi embora, mas retornou alguns minutos depois com um recipiente com álcool e pôs fogo no imóvel onde o casal morava.

Ele a vítima tem dois filhos, mas as crianças não estavam na casa no momento do incêndio. Depois do crime, o suspeito fugiu para a zona rural de Itabuna, também no Sul da Bahia, onde estava morando com familiares. Nesta segunda-feira, ele retornou para Itaju do Colônia, segundo a polícia, para receber um dinheiro que estavam lhe devendo. 

Prisão O vaqueiro estava em um bar, por volta das 19h, quando foi surpreendido pelos policiais. Ele foi levado para a delegacia e negou os dois crimes. Segundo o delegado, Neilton contou que teve apenas uma discussão com a esposa e que não tentou esfaqueá-la. Ele também nega que tenha incendiado a casa em que ela morava com o atual marido. 

"Nós ouvimos a vítima e mais quatro testemunhas que presenciaram o fato, apesar dele negar. Ele foi indiciado por feminicídio, agressão doméstica e incêndio. Se for condenado, ele pode ficar de 12 a 30 anos na prisão", contou o delegado.

A polícia ainda não conseguiu recuperar a faca usada na tentativa de feminicídio. Neilton não tem registro policial e está preso na Delegacia de Itaju do Colônia, à disposição da justiça.